Foto: Caíque Souza

Indígenas, advogados, artistas e apoiadores do movimento indígena de Roraima se reuniram em manifestação neste sábado (13) contra a lei que regulariza o garimpo com mercúrio no estado.

A manifestação, organizada pelo grupo “Movimento pela Vida, ocorreu no Centro Cívico da capital. Foram tomadas todas as medidas de prevenção à Covid-19 como uso de máscaras e álcool em gel. O número de participantes também foi reduzido para evitar aglomerações.

Segundo Bartolomeu da Silva Tomas, artista indígena da etnia Patamona, a manifestação teve o objetivo de alertar sobre os riscos do garimpo. “Ele traz prejuízos, principalmente para os povos indígenas, poluindo os rios e destruindo a natureza. O mercúrio envenena os peixes, que nossos parentes pescam, além de criar um estado de insegurança, pela intimidação das pessoas ligadas ao garimpo”.

”Nesta semana, os Ministérios Públicos Estadual e Federal se manifestaram contrários à Lei e pediram que ela seja suspensa imediatamente, porque legisla em um tema que é de competência da União. O partido Rede Sustentabilidade, encabeçado pela deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR), também ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here