O Ministério do Meia Ambiente incluiu o município de Rorainópolis, ao Sul de Roraima, na lista de prioridade para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. A lista foi atualizado em portaria publicada nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU).
As listas são atualizadas periodicamente com a entrada ou regresso de municípios da Amazônia como prioritários para prevenção, monitoramento e controle do desmatamento, além de identificar locais com desmatamento monitorado e sob controle
Para ser prioridade nas ações contra o desmatamento, os municípios precisam ter área total de floresta desmatada igual ou superior a 80 km², em 2019 ; igual ou superior 160 km², nos últimos três anos ; ou aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos.
Já para ser identificado como municípios com desmatamento monitorado e sob controle é preciso que o município possua 80% de seu território com imóveis rurais monitorados por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e manter desmatamento inferior a 40 km² nos últimos quatro anos.