Candidata a vice-prefeita de Boa Vista, pelo MDB, Edileuza Loz. Foto: Reprodução/Facebook/Edileusa Gomes Lóz

A inclusão da morte da ex-secretária de Gestão Social e candidata a vice-prefeita de Boa Vista, Edileusa Lóz, deve ser incluída no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde a partir desta segunda-feira (26). Os boletins costumam ser divulgados à noite.

A confirmação da Pasta veio após a divulgação do boletim anterior, publicado na noite desse domingo (25) em que não foi registrada nenhuma morte em Roraima durante o fim de semana, apesar do falecimento de Edileusa, na manhã desse domingo (25).

“Os municípios são responsáveis pelo cadastro de fichas no sistema SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), que só é possível ser alimentado durante a semana, por conta da rotina de trabalho dos servidores dos municípios”, informou a Secretaria em nota.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado no fim de agosto, aponta que a divulgação de casos da covid-19 em Roraima pode demorar até 21 dias entre o registro no sistema e a efetiva divulgação no boletim epidemiológico da Sesau.

A pasta afirmou, à época, que percebeu a defasagem e trabalhou junto aos municípios para tentar reduzir o atraso, passando para uma média de 12 a 14 dias entre a confirmação do caso e a divulgação no boletim.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here