Iperr está localizado na rua Araújo Filho, no Centro da capital. Foto: arquivo

Obrigado pela reforma da Previdência a alterar a alíquota dos servidores públicos estaduais, Roraima ganhou mais três meses para realizar a mudança. Uma portaria do Ministério da Economia estendeu até 31 de dezembro o prazo que estados e municípios façam a adequação.

Roraima é um dos estados que ainda não mexeu na Previdência estadual desde a reforma aprovada no Congresso em outubro do ano passado. O prazo anterior era o dia 30 de setembro, como o Roraima 1 já tinha mostrado.

Segundo o Ministério da Economia, o adiamento ocorreu para que prefeituras e governos estaduais não deixem de receber o dinheiro de convênios da União e continuem com acesso a financiamentos com bancos federais durante a pandemia.

A alteração é uma das contrapartidas exigidas pelo governo federal após a Reforma da Previdência para que o estado continue a receber repasses federais de forma voluntária. Roraima poderia alterar a Previdência estadual de duas formas: promovendo uma reforma da Previdência estadual ou reajustando a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores estaduais.

Como o Roraima 1 mostrou com exclusividade, a segunda opção é a que deve ser adotada pelo Governo de Roraima. O Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) já entregou ao Executivo estadual a proposta que prevê o reajuste da alíquota de contribuição previdenciária de 11% para 14%.

1 comentário

  1. Governo covarde vai deixar pra lascar o servidor público depois da campanha eleitoral pra não perder votos p candidata dele. Amarrei meu voto no rabo do jumento qdo votei nele.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here