Foto: Divulgação/Caixa.

A Caixa Econômica Federal deposita nesta segunda-feira (14) o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045 para trabalhadores nascidos em novembro.

O valor vai estar disponível na conta Poupança Social digital, criada pelo banco para 60 milhões de brasileiros aptos a receber os recursos.

As movimentações devem ser feitas pelo aplicativo Caixa Tem. Neste primeiro momento, é possível fazer somente o uso digital do valor, como pagar boletos e contas de energia, água e telefone, por exemplo.

Saques e transferências, por sua vez, ficam bloqueados. Para os trabalhadores nascidos em novembro, essas opções vão estar disponíveis apenas a partir de 14 de novembro. No entanto, é possível antecipar saques e transferências do FGTS, de forma segura e legal, por meio de bancos digitais.

Posso recusar?

Trabalhadores podem recusar a transferência do saque emergencial para a Poupança Social. Para isso, é necessário comunicar a escolha por meio do aplicativo ou do site do FGTS. A solicitação deve ser feita até 10 dias antes da liberação do crédito.

Caso a pessoa perca o prazo e não queira retirar o dinheiro, é possível pedir que o valor retorne para a conta do FGTS. Segundo a Caixa, o recurso é depositado em até 60 dias, com correção monetária.

Se a Poupança Social digital não sofrer movimentação até o dia 30 de novembro deste ano, os valores retornarão à conta FGTS do trabalhador, devidamente corrigido e sem nenhum prejuízo, informa o banco.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here