Foto: Wander Moura

A deputada estadual Betânia Almeida (PV) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima, a Indicação nº. 364/2020 que sugere ao Governo de Roraima a implantação do sistema “lockdown”, conhecido como confinamento obrigatório, para controle da pandemia do Novo Coronavírus. Até o momento o Estado já contabilizou 932 casos confirmados e 13 óbitos em decorrência da doença.  

De acordo com a parlamentar, a proposta orienta o governador Antônio Denarium a tomar as medidas cabíveis, quanto ao isolamento social. “O lockdown difere da quarentena e isolamento social por prever restrições mais duras e de caráter obrigatório. É o mais alto nível de segurança, a medida mais severa a ser adotada em casos de pandemia. O objetivo é interromper qualquer atividade por um curto período de tempo”, explicou Betânia, afirmando que tal medida se mostrou eficaz para reduzir a curva de casos e dar tempo para a reorganização do sistema em situação de aumento descontrolado de casos e óbitos.

A deputada informou que o sistema lockdown já foi adotado em países como a Itália e está começando a ser adotado no Brasil. “O primeiro estado a implantá-lo foi o Maranhão. No estado do Pará o governo ameaçou fazer o lockdown caso o percentual de adesão ao isolamento social não aumente. O percentual no estado é de 57%, que é superior ao percentual de 52% observado em Roraima”, comparou.

Para Betânia o período de confinamento será essencial para o estado de Roraima, já que a população não está respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). “O número de casos de Covid-19 tem aumentado rapidamente. Pois a população em geral não vem respeitando as recomendações de segurança. Vale ressaltar que o precário sistema de saúde do estado não será capaz de suportar um aumento acentuado na demanda”, destacou.

Betânia Almeida reforça que além da adesão ao isolamento social, chegando a frear o crescimento descontrolado das estatísticas do novo coronavírus no estado, a medida também dará mais tempo para o Poder Público avaliar a situação e planejar os próximos passos, o que inclui a elaboração de novos estudos sobre possíveis cenários de evolução da pandemia.

“É preciso um esforço conjunto de órgãos de segurança pública e saúde no sentido de orientar a população sobre essa medida e fiscalizar o cumprimento das novas restrições. É necessário também que haja previsão de sanções para o descumprimento, ou então muitas pessoas continuarão a desobedecer às orientações do Poder Público, que acabarão não surtindo o efeito esperado”, finalizou a deputada.

Restrições

São inúmeros os tipos de restrições atribuídas a implantação do sistema lockdown ou bloqueio total em Roraima:

  • A Proibição de entrada e saída de veículos particulares nas ruas, ficando permitido apenas o tráfego de transportes de serviços essenciais, tais como ambulâncias e viaturas policiais;
  • Proibição de aglomeração em locais públicos;
  • Para a população em geral só é possível sair de casa para atividades essenciais, como comprar comida, remédios e levar pessoas em hospitais ou unidades de saúde;
  • Fechamento do limite entre cidades.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here