Sede da Secrertaria Estadual de Saúde, em Boa Vista. Foto: Ascom/Sesau

O secretário de saúde de Roraima, Francisco Monteiro Neto, foi exonerado pelo governador Antônio Denarium, após irregularidades terem sido apontadas no processo de aquisição de respiradores pela Sesau. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (2), durante coletiva de imprensa no Palácio Senador Hélio Campos.

O governador disse aos jornalistas que ritos legais não foram cumpridos durante o processo milionário de compra de 30 respiradores que vão ajudar no combate à covid-19, elevando o número de leitos de UTI’s no estado. Cada respirador pode ter custado aos cofres públicos do Estado, mais de R$200 mil. Quatro vezes mais do que o valor de mercado. O contrato de mais de R$6 milhões teria sido pago antecipadamente, e os aparelhos ainda levariam 60 dias para serem entregues. 

Por este mesmo motivo, superfaturamento na compra de aparelhos respiradores, a Assembleia Legislativa do Amazonas acolheu o pedido de impeachment do governador do estado vizinho, Wilson Lima (PSC), esta semana. Assim assim, por lá, os respiradores teriam saído por metade do preço pago pelo governo de Roraima.

Novo secretário

O coronel Olivan Júnior, que era até então secretário de Segurança Pública, assume a saúde. O governador não disse quem assume a segurança, a partir de então.

O outro lado

O Roraima 1 tenta contato com o ex-secretário de saúde para que ele tenha o direito de se manifestar das acusações do governador. O espaço está aberto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here