Antônio Denarium (PP) e Teresa Surita (MDB). Foto: arquivo/ Secom-RR

Enquanto a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), tenta de todas as formas chamar atenção para si sobre o coronavírus,  o governo Antonio Denarium segue pagando o preço de um governo desconexo e que tratou a saúde pública com desleixo.

Teresa não quer saber se suas decisões irão provocar perigo para a sociedade. Ela quer impactar, tentando fazer uma disputa política com Denarium, a exemplo de mandar desligar a iluminação de todas as praças públicas da cidade, em vez de ordenar que a Guarda Municipal fizesse o papel que lhe compete, já que a instituição tem agido com rigor excessivo em pequenos comércios na periferia.

Resultado: as pessoas foram para a praça assim mesmo, no negrume da noite,  deixando o caminho aberto para a bandidagem.  A propósito, parece que a quarentena não vale para os venezuelanos, que continuam nas ruas e semáforos. Nem a Guarda Municipal age, muito menos o Exército com sua Operação Acolhida, que fecha os olhos para esta realidade.

Na esfera estadual, enquanto a saúde faz remendos para enfrentar o coronavírus, com desespero dos profissionais sem estrutura adequada e sem equipamentos de proteção individual (EPIs), um possível colapso é inevitável se a situação sair do controle.  Para piorar, os profissionais de enfermagem estão em contagem regressiva para entrar em greve, o que poderá empurrar a saúde para o precipício.

Como o Governo do Estado sofre as consequências por ter ignorado os graves problemas da saúde, com o povo pagando a conta da pior forma, as aves de rapinas mantidas pelo próprio governo agem se aproveitando do momento.  Na Companhia Energética de Roraima (Cerr), servidores são demitidos em meio à crise mundial, sem qualquer piedade ou bom senso.

A empresa alega que perdeu a concessão nos municípios do interior, querendo justificar a demissão dos comissionados, porém nomeou outras pessoas no lugar, vários deles com altos salários, o que é estranho para uma estatal que justificou estar atuando apenas na sede administrativa.

E um detalhe importante: a atual presidente da Cerr é Cecília Lorenzon, que faz parte da lista de quatro secretários de Saúde exonerados do cargo, depois de não conseguirem estancar a corrupção na saúde púbica. Ou seja, ao não dar certo na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), foi premiada com um cargo para não fazer nada e ainda nomear os seus com gordos salários.  Tudo em plena pandemia.

O governador Denarium parece atônito, perdido diante das cobranças urgentes, uma vez que não cumpriu o que prometeu ainda na campanha, especialmente quando dizia que dinheiro tinha e o que falta era administração. Teresa Surita está preocupada é com seu futuro político, e aproveitou o momento em que ela acha estar bem, mesmo em meio à pandemia, para lançar com muita antecedência sua pré-candidatura ao governo.

É assim que o Estado de Roraima está caminhando para o colapso geral, caso não haja mudanças urgentes e extremas, tanto na saúde púbica quanto na condução administrativa do Governo do Estado quanto da Prefeitura de Boa Vista.  O coronavírus apenas desnudou a incompetência de nossos governantes. Agora eles não têm outra alternativa senão agir.  Não podem mais errar e serão cobrados e responsabilizados por seus erros e/ou incompetência.

*Colunista

 

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here