Segundo caso sob suspeita em Roraima foi informado na tarde desta sexta (13 durante coletiva Foto: Reprodução

Durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (13), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou o segundo caso suspeito de coronavírus em Roraima, menos de 24 horas após a comunicação do primeiro registro na noite dessa quinta-feira (13).

O primeiro caso foi enquadrado como suspeito, de acordo com a Sesau, porque o paciente, de 46 anos, teve contato com uma pessoa que passou por Roraima e que, posteriormente,  se submeteu ao exame, cujo resultado foi positivo. O material foi coletado e enviado para teste. O diagnóstico deve sair em até quatro dias.

Trata-se de um homem, mas a Sesau não deu detalhes a fim de preservar a imagem do paciente. Ele está num bom estado geral, não precisou de internação hospitalar e, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde para esse tipo de caso, está em isolamento domiciliar.

Os técnicos da Sesau ressaltaram que nenhuma Unidade da Federação está totalmente preparada para uma pandemia, mas os planos de contingência estão sendo adotados para minimizar os impactos de eventuais ocorrências. As pessoas que tiveram contato com os pacientes também estão sendo observadas.

O segundo caso é de um homem de 34 anos que mora no Estado e esteve na Argentina, onde passou férias, nos últimos 14 dias. Viagem a países com registros de covid-19 é um dos critérios adotados pelo Ministério da Saúde para tratar o caso como suspeito. Ele apresentou sintomas como coriza, garganta inflamada, febre e está em isolamento residencial.

Participaram da coletiva a secretária adjunta de Saúde, Patrícia Renovato, a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Neila Macedo, a diretora do Departamento de Epidemiologia, Valdirene Oliveira, e os médicos infectologistas Alexandre Salomão e Alessandra Galvão Martins.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here