Foto: Ascom PCRR

Cerca de 300 policiais civis de Roraima protestaram nesta segunda-feira (16) contra a aprovação da progressão funcional dos delegados, aprovado no último dia 12, na Assembleia Legislativa de Roraima. O Sindicato da categoria disse não ser contra nenhum tipo de benefício mas pede que os demais integrantes do quadro funcional da Polícia Civil sejam beneficiados.

Protesto registrado na manhã desta segunda-feira (16). Foto: Arquivo pessoal/Leandro Almeida

“Estávamos acompanhando o projeto da Lei Orçamentária. Para nossa surpresa, o governador esteve na Assembleia nesse e levou um projeto de lei que beneficia apenas os delegados da Polícia Civil, com um reajuste de até 47,08%. Como tem mais de um nível no cargo de delegado, esse aumento não é para todos os níveis. A categoria recebeu isso como um soco no estômago”, comentou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol), Leandro Almeida.

O presidente do Sindicato destacou que o ato dos servidores teve o objetivo de cobrar o pagamento de diretos, defasados desde 2008, quando houve o último aumento de salário para todos as categorias da Polícia Civil.

ADEPOL

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Roraima -ADEPOL vem, por meio de seu Vice Presidente Jorge Wilton Nepomuceno de Carvalho,  esclarecer sobre a LC que aprovou alterações na forma de pagamento de salários dos Delegados de Polícia.

Preliminarmente, vale ressaltar, que com a nova lei, o Estado de Roraima economizará quase quatrocentos mil reais anuais, com a diminuição exponencial de gratificações e plantões que podiam chegar até 48% dos salários dos Delegados de Polícia e que foram reduzidas e extintas com a nova lei. A lei aprimorou a forma de pagamento dos Delegados de Polícia sem prejuízo ao Estado de Roraima, mas com verdadeira economia.

Ademais, a ADEPOL esclarece que a LC, aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo Estadual, em nenhum momento atingiu o direito adquirido das outras categorias da PCRR, pois todo o valor foi retirado da folha de pagamento dos próprios Delegados de Polícia, sem alterar em nenhum centavo no orçamento destinado às demais categorias. A ADEPOL esclarece que o Governo do Estado de Roraima vem sinalizando o compromisso de realizar a promoção das demais categorias da PCRR ao prever no PPA (Plano Plurianual) os valores e a gestão da Polícia Civil vem cumprindo os requisitos que a lei impõe para a sua concessão.

Diferentemente, a mudança da sistemática de pagamento dos salários dos Delegados de Polícia não se trata de promoção, mas readequação na folha de pagamento já existente dos próprios  salários dos Delegados de Polícia,  frisando à real economia que o Estado de Roraima terá a partir de sua implementação. A nova organização e as diminuições de pagamentos de gratificações e a extinção de pagamentos de plantões exclusivamente para Delegados de Polícia não atingem aos demais cargos policiais, permanecendo as vantagens para as outras categorias da Polícia Civil.

1 comentário

  1. Esses Delegados mentem pra sociedade, mentem para o governador e usurpam do dinheiro público em benefício de uma única categoria. Acorda Roraima!!!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here