Foto: divulgação

A partir do semestre 2019.2, o Centro Universitário Estácio da Amazônia passará a oferecer três novos curso de graduação em Roraima. O Ministério da Educação (MEC) autorizou a oferta dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Radiologia. Cada um vai abrir turmas de 50 alunos.

De acordo com a gestora acadêmica da Estácio, Rosiane Rodrigues, a escolha pela área de saúde foi identificada pelo Centro Universitário através de um estudo de mercado. “A Estácio sempre faz um estudo por meio da Inteligência de mercado. E, conforme o último estudo, há uma demanda para essas áreas no estado”, explicou.

Para ela, a inserção de mais esses cursos em Roraima, certamente, trará uma melhoria na disponibilização de mão obra qualificada para a área da saúde. “O que, consequentemente, contribui para melhorar de forma contínua a oferta de serviços para a população. Por outro lado, novas graduações agregam também o potencial de pesquisa e extensão no nosso Estado”, completa.

NOVOS CURSOS

O coordenador dos novos cursos, Renato Leão, falou sobre as áreas de cada graduação. Ele explica que a Biomedicina é a área que atua na intersecção entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa de doenças humanas, fatores ambientais e epidemiológicos. “O objetivo é compreender causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos. Atua em hospitais, universidades, faculdades, centros de pesquisas, laboratórios públicos e privados, órgãos de saúde, entre outras, gerenciando, ensinando, realizando pesquisas e testes em parceria com biólogos, médicos, farmacêuticos e demais profissionais da saúde”, informou.

Já o curso de Farmácia prepara o aluno para trabalhar no ramo de fármacos, medicamentos, cosméticos, controle, produção e análise de alimentos, além de realizar análises clínicas e toxicológicas. “Seu campo de trabalho é bastante amplo. O profissional pode fazer desde o atendimento em drogarias até pesquisas sobre novos medicamentos em indústrias, passando pela análise de amostras em laboratórios”, ressaltou o coordenador.

Por último, ele explicou que o curso de Radiologia prepara os alunos para operar equipamentos de diagnóstico por imagem. Estes equipamentos são considerados ferramentas fundamentais na medicina moderna porque garantem auxílio extra para os médicos, na hora de detectar doenças através de imagens de estruturas internas do organismo. “Também faz parte do trabalho do radiologista preparar o paciente para exames como: mamografia, radiografia convencional, ressonância magnética e tomografia, entre outros”, completou.

A ESTÁCIO

Uma das maiores instituições do setor educacional do Brasil, presente em todo o território nacional com cursos presenciais e a distância, a Estácio conta com mais de 500 mil alunos matriculados e atua há 48 anos no segmento de ensino superior. Presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, conta com mais de 500 mil alunos matriculados.

Só em Roraima, são quase cinco mil alunos. Como os novos cursos de 2019.2, a Estácio da Amazônia passa a ter um total de 20 cursos presenciais, além da EAD (Educação a Distância) e Flex (as duas modalidades semi e presencial).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here