Na teoria, um medicamento simples, de fácil acesso, indicado às gestantes logo nos primeiros meses de gestação, mas que não tem sido encontrado em postos de saúde do município de Boa Vista. O ácido fólico tem sido negligenciado pela saúde municipal, de acordo com uma grávida de 6 meses, que optou por não ser identificada por medo de perseguição.
“Estou fazendo o pré-natal na Unidade de Saúde do 31 de Março, e, por lá esse medicamento está em falta. Fiz contato com a unidade Silvio Botelho [bairro Paraviana] e eles disseram que vai chegar, mas não sabem quando. Pra evitar ficar sem, prefiro pagar do meu bolso mesmo. É baratinho, mas nem todo mundo tem condições. Que pena ver a saúde pública nestas condições”, disse.
Importância
De acordo com orientações atualizadas do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil, dois meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses da gestação. O ácido fólico é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, que atua no processo de multiplicação das células e na formação de proteínas estruturais da hemoglobina.
O objetivo é prevenir defeitos no tubo neural do feto, formado no momento inicial da gravidez. A ingestão da substância reduz em até 75% o risco de má formação dessa estrutura, prevenindo casos de anencefalia, paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e intestinal dos bebês, além de diferentes graus de retardo mental e de dificuldades de aprendizagem escolar.
Prefeitura de Boa Vista – optou pelo silêncio.