Foto: divulgação

Em tempos de crise energética em Roraima somando-se às buscas constantes por ferramentas cada vez mais sustentáveis, um projeto de pesquisa de um aluno de Engenharia do Centro Universitário Estácio da Amazônia pode ser a saída para pequenos produtores rurais, que precisam diminuir custos para manter suas produções.

A ideia partiu do estudante Denys de Souza Oh, que quando precisou decidir sobre o trabalho de conclusão de curso (TCC) procurou o professor Emerson Lopes de Amorim, para falar da sua intenção e o convidar para ser o orientador. O professor lembra que a proposta do aluno era criar um sistema de irrigação com uma bomba que não tivesse a utilização de energia elétrica e muito menos o motor à base de diesel.

Ela conta que para chegar aos primeiros resultados, os dois fizeram pesquisas sobre os diversos sistemas de bombeamento existentes hoje e decidiram utilizar dois deles. Uma é uma bomba antiga de sucção, da década de 80, que eles conseguiram reproduzir na Fazendinha, um dos laboratórios da Estácio, no bairro União. A segunda bomba utilizada foi a de carneiro hidráulico.

O professor explica que o sistema de bombeamento começa na bomba de sucção que só pode puxar água de rios, reservatórios ou igarapés. “Não dá para puxar água de poço”, ressalta, explicando que a bomba precisa estar em um nível mais baixo que o reservatório de água de onde fará a sucção da água.

A segunda etapa do sistema aparece com a bomba de carneiro hidráulico que por sua vez consegue levar a água para o processo de irrigação de plantação. “Portanto, unimos duas tecnologias, na limitação de cada uma, para que uma puxe a água e a outra distribua. A partir daí a gente leva a um reservatório, como uma caixa d’água que vai servir para o sistema de irrigação. Tudo isso sem o uso da energia elétrica”, ressalta.

Emerson Amorim observa que os custos são baixos e que qualquer produtor poderá instalar o sistema de bombeamento com apenas R$300. “Entendemos que o projeto é importante para a agricultura familiar de Roraima que não possui energia confiável, e que, por isso, precisa recorrer ao motor que é muito mais poluente devido a utilização do diesel. Então, o projeto do aluno Dennis é uma proposta de sistema mais barato e mais sustentável”, conclui.

Para desenvolver essa atividade, o professor ressalta que o aluno fez as aplicações de conhecimentos técnicos em hidráulica como perda de carga, questão de potência de bomba e instalação hidráulica. “Junto a tudo isso, somaram-se os conhecimentos de sustentabilidade também. Estamos aperfeiçoando o projeto que deverá ser concluído e apresentado até junho deste ano”, informou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here