Foto: divulgação/ MS

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (25) apontam que o número de casos de dengue no estado de Roraima teve aumento de 6.566% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda segundo os dados da Saúde, até o dia 16 de março deste ano, o estado notificou 200 casos da doença.

No mesmo período de 2018, foram 3 casos. A incidência no estado é de 34,7 casos/100 mil habitantes. Roraima não registrou óbitos em decorrência da doença neste ano.

Em 2019, os casos de Chikungunya já chegam a 46, em comparação aos seis do ano passado. A Zika, também transmitida pelo Aedes aegypti, causou 16 ocorrências no estado.

O número vai em sentido dos registros na maior parte do país, onde tem sido apontado aumento nos casos de dengue. Os estados mais preocupantes são os de Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, reforça que a melhor forma de evitar o agravamento e as mortes por dengue é com diagnóstico e tratamento oportunos.

“O Brasil vem de dois anos seguidos com baixa ocorrência de dengue, portanto é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos a esse aumento de casos. É preciso que eles estejam mais sensíveis e atentos para a dengue na hora de fazer o diagnóstico. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado e der início ao tratamento, menor o risco de agravamento da doença e de evoluir para óbito”, explica Wanderson.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here