Foto: Ascom/CBMRR

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) realiza nesta semana treinamento para os profissionais que integram os quadros da corporação. As atividades começaram nesta segunda-feira (11) no CEIB 31 de Março (Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros), com o treinamento para 40 profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) sobre SCI (Sistema de Comando de Incidente).

Na quarta-feira (13) policiais militares atuarão no simulado de combate a incêndio urbano em plano vertical e serão capacitados sobre duas técnicas: o SCI e o Método Start, para triagem de vítimas. Ambas as técnicas serão demonstradas pelos alunos do CHO no próximo sábado (16) a partir das 16 horas, no Hotel Íbis Style, localizado na BR-174, quando será realizado um grande simulado de combate a incêndio urbano em plano vertical.

O evento é um simulado prático e faz parte do treinamento dos alunos CHO, promovido pela Corporação e que tem como principal objetivo avaliar o gerenciamento de crise em ocorrência de grande vulto por parte dos futuros oficiais do Corpo de Bombeiros. Serão envolvidos mais de 120 profissionais de diversos órgãos da Segurança Pública do Estado, como: APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), PMRR (Polícia Militar de Roraima), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal), SAMU e SMTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito).

De acordo com o aluno CHO, Cirley Crispim, o evento busca a integração entre as instituições públicas envolvidas no atendimento de ocorrências de grandes proporções, com o objetivo de padronizar a atuação. “Esse simulado é algo inédito para o nosso Estado. Diversos órgãos da área da segurança pública vão trabalhar em conjunto para definir procedimentos padronizados neste tipo de situação”, destacou. A diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMRR, coronel Vanísia de Souza Santos, explicou que o simulado faz parte da grade curricular do curso, que está sendo totalmente planejada e implementada pelos alunos CHO, como futuros oficiais responsáveis pelas tomadas de decisões em ocorrências dessa natureza.

“Todo o planejamento e execução das atividades estão sob responsabilidade dos alunos e o simulado é uma das etapas do curso para avaliar o gerenciamento de uma crise no ambiente sinistrado. Agora, chegou a hora dos futuros oficiais colocarem em prática os conhecimentos adquiridos. Tudo é supervisionado pelo nosso Corpo de oficiais instrutores e todo o apoio necessário ao evento está sendo dado pelo Comando da Corporação”, destacou a diretora de Ensino.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here