Foto: divulgação

A falta de segurança, principalmente no período noturno, vem fazendo com que motoristas de aplicativos deixem de rodar em bairros considerados violentos ou adotem estratégias de segurança, por medo de assaltos.

O motorista de aplicativo Allan Hebert contou que trabalha na área de transporte privado desde 2017 para complementar a renda mensal. Ele atua como motorista pela manhã e à noite, mas por conta do risco de assalto, estende o horário noturno apenas até as 22h.

“Pelo caos de violência que o nosso estado atravessa, tenho evitado rodar muito no período noturno. Nunca fui assaltado, mas já peguei alguns usuários que me deixaram com medo”, disse Allan.

Um dos fatores apontados por Allan Hebert para a desconfiança em determinados clientes é o destino final da corrida. Em um dos aplicativos que ele trabalha, o Uber, não é possível que o motorista saiba para onde irá levar o passageiro, fato que ele considera como importante para segurança.

“Tem outros que sabemos o destino final logo quando aceitamos a chamada, sempre cancelo a corrida quando vejo que o bairro não é dos mais seguros. É melhor não arriscar”, contou Allan Hebert.

Além de evitar bairros considerados mais violentos e horários após as 22h, Allan e alguns dos amigos que também trabalham como motoristas de aplicativo usam táticas para tentar driblar assaltos. Uma das ideias é, com uso do WhatsApp, compartilhar em tempo real o local onde estão. Outra tática é o desligamento dos aplicativos após realizar uma corrida para alguns bairros.

“O principal cuidado que tomo para evitar a violência é evitar aceitar corridas em bairros com histórico de violência. Além disso, eu e mais uns dez amigos temos um grupo no WhatsApp onde compartilhamos a nossa localização em tempo real”, afirmou Allan.

Operadora explica

A Uber informou, que a segurança é uma prioridade para a empresa e que investe em aprimoramento tecnológico para fazer uma plataforma mais segura possível.

“A empresa passou a adotar no Brasil o recurso de machine learning, que usa a tecnologia para bloquear viagens consideradas mais arriscadas e lançou uma ferramenta que reúne os recursos de segurança para motoristas parceiros, inclusive um botão para ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app”.

Ainda conforme a Uber, a empresa lançou um aplicativo voltado para motoristas. O serviço inclui a informação de qual será a forma de pagamento antes de o usuário embarcar. Segundo a empresa, o motorista conta com um número de telefone 0800 para registrar e solicitar apoio da Uber depois que comunicarem incidentes às autoridades e estiverem em segurança.

“O aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados com a base de dados da Receita Federal. Todas as viagens são registradas por GPS, o que permite que a Uber colabore com as autoridades, nos termos da lei, em caso de necessidade, e o motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o horário de chegada, em tempo real, com quem desejar”, informou a empresa.

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