Projeto atende mais de 100 crianças, em Boa Vista e até em Santa Elena de Uairén. Foto: Arquivo pessoal / Marcela Vasconcelos

Os pés descalços na areia e crianças e adolescentes reunidos. Parece o cenário de um dia de lazer, mas, na verdade, assim tem sido a rotina de quase 100 jovens dos bairros Senador Helio Campos, Monte das Oliveiras, em Boa Vista, e em Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

Essa turma participa do projeto Educação em Roda, desenvolvido pelo grupo Irmandade Negra de Capoeira, criado com a finalidade de tirar das ruas crianças e adolescentes, e até mesmo adultos, carentes e situação de vulnerabilidade social.

A professora de capoeira Marcela Vasconcelos, disse que o grupo Irmandade Negra tem um ano de fundação. “É um trabalho de formiguinha, mas ao longo de 12 meses percebemos aonde já chegamos, depois de muita dedicação de professores, e como temos influenciado na vida dessas crianças e adolescentes”, frisou.

Para esses meninos e meninas, o projeto Educação em Roda disponibiliza aulas gratuitas de capoeira em três núcleos: Senador Helio Campos, Monte das Oliveiras e em Santa Elena de Uairén.

“Trabalhamos com crianças a partir dos 5 anos. Não só ensinamos a capoeira, mas também valores familiares perdidos com o tempo. São pessoas que passaram a ter disciplina, respeito, educação, e essa evolução nos enche de orgulho”, comentou Marcela.

1º Encontro de Capoeira Irmandade Negra – Esse evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 deste mês, quando ocorrerá a graduação das crianças. Terá a participação de capoeristas de Boa Vista, de Manaus e de São João da Baliza, e participação especial do mestre Gato, do Amazonas.

No primeiro dia, às 19h30, será a abertura; às 20h terá um Workshop de Capoeira, com Mestre Papel, que acontecerá na Igreja Cristo Ressuscitado, rua Caubi Brasil de Magalhães, 2179, bairro Senador Hélio Campos

Dia 22 iniciará às 19h30 com um Workshop de Capoeira, com o contramestre Índio Senzala, e logo após outro Workshop de Capoeira Infantil, com a professora Ana Senzala. Será na Igreja Cristo Ressuscitado, rua Caubi Brasil de Magalhães, 2179, bairro Senador Hélio Campos.

Para finalizar, no dia 23, a partir das 15h haverá troca de graduação, evento que acontecerá na Escola Estadual Jesus Nazareno, rua Manuel Sabino, 36, bairro Caranã. Esse

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here