Foto: Semuc BV

Com estrutura moderna e ampla, a UBS Dr. Jan Roman Wilt foi entregue nesta sexta-feira, 22, pelo prefeito Arthur Henrique aos moradores do bairro Dr. Airton Rocha. A unidade conta com uma série de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como: acolhimento, consultas médicas, farmácia, vacinas, curativos e assistências de enfermagem.

De acordo com o prefeito, a UBS no bairro Airton Rocha era bastante aguardada, pois se trata de um bairro muito populoso. “Esta é uma unidade que vem em Porte 3, maior do que a unidade que tínhamos no Nova Cidade e terá condições de fazer uma média de 3.500 atendimentos por mês para a população, que antes precisava se deslocar para outras unidades”, disse.

Com 505 m2 de área construída, a unidade de saúde vai funcionar das 7h às 0h, de segunda a sexta-feira. A UBS Jan Roman Wilt foi custeada com recursos próprios e emenda parlamentar. Primeira unidade do bairro, vai contar de equipes completas, como médicos, vacinador, farmacêutico, entre outros.

“A UBS do Airton Rocha abriu as portas com seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e quatro equipes de Estratégia de Saúde Bucal (ESB)”, comentou a secretária de Saúde, Regiane Matos.

Assistência próximo de casa

Moradores do bairro celebraram a inauguração da nova unidade. A dona de casa Paula Suelen recebia os atendimentos da atenção primária, no bairro Jóquei Clube. Agora, a assistência fica a seis quadras de casa. “Está sendo ótimo ter um posto perto de casa. Facilita muito a vida da gente e o atendimento para as crianças, principalmente”.

Outra moradora, Maria Lima, celebrou a conquista de todos no bairro. “Vai melhorar muita coisa. Para quem saía daqui, para se consultar em outro bairro, ter um posto de saúde dentro do nosso é proveitoso”.

Além da nova UBS, o bairro Airton Rocha conta com outros investimentos da Prefeitura de Boa Vista, como escolas, praça turística com Selvinha Amazônica, além de iluminação 100% LED.

Investimentos na Saúde

Com o novo equipamento entregue, a gestão municipal soma mais um investimento na saúde dos moradores de Boa Vista. Há três meses, o prefeito Arthur Henrique inaugurou a UBS Dr. Rômulo Ferreira da Silva, além do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS), há 30 dias e o Centro de Telassistência, no início do mês de março.

Em breve, a gestão deve inaugurar as UBSs Equatorial, Said Salomão, Vila Jardim e do P.A Nova Amazônia, zona rural da capital. O prefeito autorizou ainda o início da construção do bloco administrativo do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), do Centro de Recuperação Nutricional Infantil (CERNUTRI) e a ampliação do Centro de Material Esterilizado (CME).

Programa Boa Vista +Saúde

Recentemente, a gestão municipal saiu na frente das demais capitais brasileiras, ao lançar o “Programa Boa Vista +Saúde”. A Atenção Primária do município tem sido restruturada com a implantação do conceito “APS do Futuro”, método para novas perspectivas e fortalecimento da porta de entrada do SUS, sendo referência nacional.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here