A rede municipal de Ensino de Boa Vista iniciou o ano letivo de 2026 nesta segunda-feira (2), com o retorno de mais de 54 mil estudantes às salas de aula e a inauguração da Escola Fridman da Cunha Nascimento, no bairro Pedra Pintada. As atividades foram retomadas em 145 unidades escolares, entre escolas urbanas, indígenas e do campo.
A nova escola do Pedra Pintada passa a ofertar 840 vagas para a educação infantil, atendendo crianças de 2 a 5 anos. A unidade conta com oito turmas de creche, sendo quatro em período integral e quatro em parcial, além de oito turmas de pré-escola. Esta é a primeira escola implantada no bairro, o que reduz a necessidade de deslocamento de alunos para outras regiões da cidade.
Durante a inauguração, o prefeito Arthur Henrique destacou o volume de entregas realizadas no início do ano letivo.
“Iniciamos 2026 com quatro escolas de grande porte inauguradas, uma na zona rural e três na cidade. O fardamento será entregue em todas as unidades, com material didático. São livros que as crianças vão usar para aprender e serão distribuídos a partir do primeiro dia de aula. A gente entra com uma frota de transporte escolar renovada. São 88 ônibus adquiridos e começam a operação agora, com veículos novos e modernos”, disse.
A Escola Fridman da Cunha Nascimento foi construída com recursos próprios da prefeitura e possui área total de 4.063,69 metros quadrados. A estrutura inclui salas de aula e espaços pedagógicos voltados ao atendimento da educação infantil. Durante a cerimônia, também foram entregues kits de fardamento e material didático para as turmas da pré-escola, com itens adaptados para creche, pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Entre as novidades deste ano está a inclusão de papetes para crianças da creche.
O início das aulas também foi marcado pela preparação das equipes escolares e pelo acolhimento dos estudantes. A professora Débora Sales, da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, destacou a organização prévia da rede para o retorno das atividades.
“Todos os profissionais da rede participaram da Semana Pedagógica, um evento importante e fundamental para iniciarmos o ano letivo alinhados. Nesta primeira semana estamos fazendo o acolhimento dos alunos, fortalecendo o vínculo com a escola, com os professores e com os colegas, para que eles se sintam seguros, motivados e preparados para aprender”, afirmou.
Além da escola do Pedra Pintada, a prefeitura entregou recentemente o novo prédio da Escola Municipal em Tempo Integral José David Feitosa, na zona rural, e da Escola Professor Ronilson Silva Nascimento, no bairro Professora Araceli Souto Maior. Para esta terça-feira, 3, está prevista a inauguração da Escola Municipal Professor Francisco Pedrosa, no bairro Dr. Airton Rocha. As quatro unidades somam cerca de 3 mil novas vagas na rede municipal.
O Ano Letivo de 2026 terá carga horária mínima de 812 horas, distribuídas em 203 dias de atividades escolares, excluídos os períodos de recreio, momentos cívicos e avaliações de recuperação final. Para aprovação, será exigida frequência mínima de 60% na pré-escola e de 75% no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.








