Foto: Ascom Uerr

A capital de Roraima sediará neste sábado, 12 de julho, uma importante competição nacional. Boa Vista receberá uma das etapas do Meeting Paralímpico, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento ocorrerá na Vila Olímpica Roberto Marinho, com provas de Atletismo, Natação e Tiro com Arco. Atletas de todas as faixas etárias competirão em diversas categorias.

A coordenação local do evento é do Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRP-RR), em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR). O professor da UERR e coordenador do CRP-RR, Vinícius Denardin, ressalta que a iniciativa do CPB permite que atletas paralímpicos de Roraima participem de uma competição de alto rendimento dentro do próprio estado, sem precisar arcar com despesas diversas como passagens e hospedagem.

“Os gastos são muito onerosos para qualquer pessoa que queira participar de uma competição em outro local do Brasil. Então, os atletas treinaram e vão competir aqui em Boa Vista em um grande evento que tem o credenciamento do Comitê Paralímpico Brasileiro”, destaca Denardin. Conforme a organização, estão inscritos 108 competidores, sendo 72 nas provas de Atletismo, 25 na Natação e 11 no Tiro com Arco.

Além de valorizar o esporte adaptado e revelar talentos, o Meeting Paralímpico é uma oportunidade para a comunidade local prestigiar seus atletas e vivenciar de perto os valores do paradesporto brasileiro. Denardin ressalta que além de incentivar e apoiar os atletas profissionais, o evento busca também estimular a nova geração.

“Enquanto vamos ter aluno de sete anos correndo em uma prova do Atletismo. Na prova seguinte, nós vamos ter aluno de 40 a 50 anos correndo também, cada um de acordo com as suas classes funcionais. Então esse fator de integração entre gerações e diferentes faixa etárias de atletas paralímpicos é fundamental para as gerações mais novas se inspirem e se espelhem naqueles que já estão no circuito há mais tempo”, explica.

Criado em 2021, o Meeting Paralímpico tem o objetivo de fomentar o paradesporto em todo o país, integrando atletas iniciantes e de elite. Em 2025, a competição conta com etapas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, realizadas entre os meses de abril e agosto. Boa Vista realiza sua edição simultaneamente com a capital piauiense, Teresina. O evento já passou por cidades como Porto Alegre, Rio Branco, Salvador, Recife, Natal, Rio de Janeiro, entre outras.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here