Um vídeo de Inteligência Artificial (I.A.) que mostra a encenação do ditador Venezuelano Nicolás Maduro escapando da Venezuela pela fronteira com o Brasil, em Roraima, disfarçado de peruca loira, virou algo de chacota pelos internautas nesta segunda-feira (25).
“Descobriram o plano dele”, brincou uma internauta.
“Deve estar [escondido] no meio dos imigrantes mesmo”, ironizou outra.
Assista à animação realista, clicando aqui.
Conflito
Apesar das piadas, o clima é de tensão no país vizinho. O governo dos Estados Unidos está em busca de Nicolás Maduro. O presidente norte-americano, Donald Trump, acusa Maduro de chefiar um cartel internacional de tráfico de drogas, com polos de vendas nos EUA. Desde então, forças militares têm se deslocado para a costa da Venezuela.
O ditador tem convocado milicianos para uma luta armada em caso de invasão norte-americana. Multidões se reuniram na capital, Caracas, neste sábado (23), para se registrar na milícia venezuelana, depois que o ditador Nicolás Maduro pediu reforço na defesa para conter as ameaças dos Estados Unidos.
A milícia venezuelana é um braço do exército nacional da Venezuela e foi criada pelo falecido ex-presidente Hugo Chávez. Maduro ordenou a convocação de 4,5 milhões de milicianos por todo o país depois que os EUA dobraram a recompensa por informações que levassem à sua prisão e aumentaram o número de tropas circulando pela América Latina e Caribe.
A Rússia confirmou que ajudará a Venezuela se os Estados Unidos invadirem os nossos vizinhos. Ao Roraima1, um cientista político fez uma análise de como o impacto disso poderá ser sentido em Roraima, caso isso realmente aconteça.
Até agora, o governo Lula (PT) não se posicionou sobre o iminente conflito.