A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nesta terça-feira (1), o Dia Municipal de Luta Contra a Intolerância Política, a ser celebrado anualmente no dia 9 de setembro. O Projeto de Lei 85/2025, de autoria da vereadora Carol Dantas (PSD), havia passado por primeira votação na semana passada. Neste caso, assim que for publicado no Diário Oficial do Município, se tornará lei.
Segundo a vereadora Carol Dantas, a nova lei ajudará no fortalecimento da democracia, garantindo a pluralidade de ideias, liberdade de expressão e o respeito à diversidade de opiniões.
“Há um crescimento no clima de intolerância política. Isso se manifesta desde agressões verbais e discursos de ódio, até atos de violência física. O Dia Municipal da Luta Contra a Intolerância Política visa conscientizar a sociedade sobre o respeito às divergências ideológicas e ao debate saudável”, disse Carol.
O Dia Municipal da Luta Contra a Intolerância Política servirá, ainda, para fomentar ações educativas, palestras, campanhas e debates que incentivem à tolerância política.
Reconhecimento e valorização profissional
A Câmara também aprovou nesta terça, em segunda votação, o Projeto de Lei 45/2025, que institui o Dia da Manicure, Pedicure e Podólogos em Boa Vista. A data será comemorada anualmente no dia 18 de janeiro.
De autoria da vereadora Carol Dantas (PSD), o PL atende a solicitação da Associação Brasileira das Manicure e Pedicure e Podólogos do Estado de Roraima (ABMPP-RR), destacando o trabalho de excelência desses profissionais. Entre eles: manicure, pedicure e podologia.
Os profissionais trabalham com cuidados estéticos e embelezamento das unhas, mãos e pés de seus clientes. Eles têm habilidade, dedicação e cuidados que ajudam no bem-estar das pessoas atendidas.
Os profissionais usam medidas indispensáveis de higiene e segurança que requerem esterilização de todos os instrumentos empregados. Além do estético, em muitos casos, são serviços de saúde.