Letreiro nas camisetas das parlamentares forma a mensagem “Disk 180”, para denúncias. Foto: Ítalo Lopes/ Ascom Carol Dantas.

As sete vereadoras de Boa Vista realizaram nesta sexta-feira (28), uma campanha voltada para o combate a violência contra as mulheres. A ação ocorreu no Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro de Boa Vista, onde as parlamentares distribuíram materiais informativos sobre como a população pode se engajar no trabalho de conscientização para proteger as mulheres.

Pastora Carla (PP), Tuti Lopes (Podemos), Aline Rezende (PP), Jeu Nunes (PDT), Barbara Falcão (PP), Carol Dantas (PSD) e Walkiria Ribeiro (Republicanos), alertaram sobre os números alarmantes de violência contra a mulher: No Brasil, somente em 2024, foram registrados 1.467 casos de feminicídio; 37.5% das mulheres já sofreram violência sexual ou psicológica, realidade que é refletida também em Roraima.

As vereadoras acrescentam que também são muito comuns os casos de violência patrimonial, moral e assédio, tão pouco combatidos como deveriam na sociedade.

“O combate à violência contra a mulher é uma causa fundamental para promover a igualdade de gênero e proteger os direitos humanos das mulheres. E para isso, nos unimos em uma só causa, indo às ruas para conversar com as mulheres e mostrar que existem caminhos, soluções, que não estamos sozinhas. Que é justamente essa sororidade e esse apoio que precisamos ter umas com as outras. Não somente como lideranças políticas, mas como mulheres que somos”, destacou Carol Dantas (PSD).

Índices de violência em Roraima

Os dados e índices de violência contra a mulher em Roraima são alarmantes. De acordo com o relatório da Human Rights Watch, Roraima é considerado o estado mais letal para mulheres e meninas no Brasil. Além disso, o estado tem as maiores taxas de homicídios contra mulheres no país.

Um estudo de caso realizado entre 2016 e 2018 revelou que as mulheres rurais em Roraima são particularmente vulneráveis à violência doméstica. O estudo destacou a importância de remover essas mulheres da invisibilidade e fornecer-lhes apoio e recursos.

O Observatório da Violência contra as Mulheres em Roraima, criado em 2022, tem como objetivo monitorar as violências contra as mulheres no estado e desenvolver formas de combatê-las. Além disso, a plataforma digital “Violência contra as Mulheres em Dados” reúne pesquisas e dados recentes relacionados às violências contra as mulheres no Brasil, incluindo Roraima.

É fundamental que esses dados e índices sejam utilizados para informar políticas públicas e ações que visem combater a violência contra as mulheres em Roraima e em todo o Brasil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here