Royer José Vasquez Ramires, conhecido como “Coco”, foi condenado na quarta-feira, 15 de outubro, a 13 anos e 6 meses de prisão, em regime fechado, pelo Tribunal do Júri da Comarca de Pacaraima. A sentença é resultado de denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), pelo homicídio qualificado de Maribel Del Carmem Jimenez.
O crime ocorreu na noite de 12 de julho de 2023, quando a vítima desembarcava de um táxi intermunicipal, em Pacaraima. Ao avistar o réu, Maribel tentou se proteger, retornando para dentro do veículo, mas Royer conseguiu abrir a porta e efetuou vários disparos, acertando quatro tiros na vítima.
De acordo com a investigação, o crime foi motivado por vingança. Royer acreditava que Maribel teria envolvimento na morte de seu enteado, assassinado devido a uma disputa por tráfico de drogas, na região de fronteira.
Durante o julgamento, os jurados acompanharam a tese do MPRR e condenaram o réu por homicídio qualificado, praticado mediante emboscada. A acusação foi sustentada pela promotora de Justiça de Pacaraima, Ariane Grisolia Faria, que destacou a relevância da condenação para o combate à criminalidade no município.
“Apesar das circunstâncias envolvendo o caso, inclusive com menções a disputas ligadas ao tráfico de drogas, o que se reafirmou neste julgamento foi que a lei deve ser aplicada de forma igual para todos, independentemente da condição do réu ou da vítima. O Conselho de Sentença reconheceu que havia provas suficientes para a condenação, e a decisão representa um passo importante na manutenção da ordem e da segurança em Pacaraima”, concluiu a promotora de justiça.