Como parte das ações para conter o coronavírus, a Venezuela implementa a partir desta sexta-feira (24) medidas sanitárias especiais para o ingresso de produtos pela fronteira com o Brasil, em Pacaraima, ao Norte de Roraima.
De acordo com o governador do estado de Bolívar, Justo Noguera, os caminhões com mercadoria brasileira deverão entregar a carga para empresas nacionais no ponto de fronteira para evitar a entrada de vetores contagiados com o novo coronavírus no país vizinho.
O governador explicou que a medida foi acordada com as autoridades da Zona de Defesa Integral Guayana (Zodi-Guayana) e representantes de associações comerciais brasileiros e venezuelanos que atuam na área próxima à fronteira.
Noguera apontou que na fronteira há uma atividade intensa de comércio, já que comerciantes e empresas venezuelanas compram produtos de empresas de Roraima e Amazonas para distribuição em todo o estado e outras regiões do país vizinho.
“A fronteira não está fechada e seguimos seguindo com as atividades comerciais, mas agora com as normas de segurança e higiene para proteger o o nosso povo contra a entrada do coronavírus”, completou Noguera.
Do Brasil, entram regularmente produtos como massas, leite em pó, azeite, maionese, molho de tomate e derivados de carne como salsicha, mortadela e outros.