Roraima registrou crescimento de 3,7% nas vendas do varejo em junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados fazem parte da 30ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), que acompanha mensalmente a movimentação do setor em todo o país. Este é o sexto mês consecutivo de resultado positivo no estado.
Na comparação anual, apenas quatro estados apresentaram avanço nas vendas: Amapá (4,5%), Tocantins (3,8%), Roraima (3,7%) e Pernambuco (0,4%). Os demais registraram retração, com destaque para o Rio Grande do Sul, que teve a maior queda (-14%), seguido por Amazonas (-7%), Mato Grosso do Sul (-6,5%) e Rio Grande do Norte (-6,1%).
Entre os segmentos analisados, todos apresentaram queda nas vendas em junho, em relação a maio. As maiores retrações foram observadas nos setores de Móveis e Eletrodomésticos (-6,4%) e Material de Construção (-6,3%). Também tiveram desempenho negativo os setores de Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-4,3%), Hipermercados e Supermercados (-3,7%), Artigos Farmacêuticos (-2,8%), Vestuário e Calçados (-2,3%), Combustíveis e Lubrificantes (-1,7%) e Livros e Papelaria (-0,3%).
No comparativo anual, o único segmento com crescimento foi o de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, com alta de 1,5%. Os demais apresentaram queda, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos (-8,7%), Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (-6%), Material de Construção (-5,8%) e Supermercados e Hipermercados (-4,3%).
Índice de Varejo Stone
O IVS tem como base dados de transações realizadas com cartões, vouchers e Pix dentro do grupo StoneCo. A metodologia do estudo segue parâmetros semelhantes aos utilizados por órgãos de análise econômica, como o Federal Reserve dos Estados Unidos.