Criada por meio do Decreto-Lei n° 98.127 de 1989, a Universidade Federal de Roraima comemora 36 anos de existência nesta segunda-feira (8) e para comemorar irá realizar uma programação cultural e pedagógica que ocorre durante o mês de setembro. Em alusão a data, a UFRR vai promover o Concerto Comemorativo com a Orquestra do Instituto Boa Vista de Música (IBVM). O evento ocorre nesta quinta-feira (11), às 17h. no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).
Neste ano, a instituição que possui o objetivo principal de difundir a educação, a criação cultural, sustentabilidade e o desenvolvimento científico na Amazônia e em Roraima, quer promover em 2025 o slogan “Conhecimento que preserva, saber que transforma”.

Serviços
Outro evento que faz alusão aos 36 anos da instituição é a IV Jornada de Extensão da UFRR que ocorre nos dias 24 e 25 de setembro, promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE) com o apoio da Defensoria Pública de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Receita Federal e Instituto de Identificação Odílio Cruz.
Para esta edição, o tema será “Saberes que dialogam, extensão que transforma”, com a ideia de fortalecer a interação entre a universidade e a sociedade ao destacar a importância da extensão universitária na transformação da realidade local. Desta forma, a programação será realizada de forma presencial no Centro de Atendimento ao Acadêmico (entre os blocos VI e VII do campus Paricarana/UFRR), Escola Municipal Valdemarina Normando Martins e Creche do bairro Nova Cidade.
Entre as ações estão atendimentos e serviços jurídicos pela Defensoria Pública, emissão de CPF pela Receita Federal e de identidade pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, oficinas dos projetos extensionistas da UFRR, exposições de experimentos do Circuito das Ciências da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT em Roraima), além de apresentações de trabalhos, feirinha de artesanatos e comidas típicas, apresentações culturais, entre outros.
Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro por meio de formulário eletrônico e para submissão de trabalhos, os interessados têm até esta segunda-feira (8) de setembro de 2025 também por meio deste formulário eletrônico.
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, destaca o compromisso da UFRR com a comunidade roraimense, amazônica e brasileira nessas três décadas de existência. “Nesses 36 anos, a UFRR vem reafirmando seu compromisso de transformar vidas e a região ao qual está inserido e busca gerar conhecimento para o desenvolvimento de Roraima, da Amazônia e do Brasil. Estamos sempre trabalhando com responsabilidade e compromisso social, inclusão e excelência acadêmica. Deixo meus parabéns para a nossa UFRR”, destaca o reitor.
O vice-reitor, Silvestre Lopes da Nóbrega, também observa o trabalho da universidade como importante no apoio ao desenvolvimento de Roraima. “A UFRR tornou-se um vetor estratégico para o desenvolvimento de Roraima e a Amazônia, unindo educação de qualidade, ciência inovadora e compromisso social, com projeção nacional e internacional”, afirma.