Após a ampla adesão ao projeto Turistea, desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), a iniciativa foi apresentada como caso de sucesso no Salão de Turismo 2025, em São Paulo. O projeto tem como foco fomentar o turismo inclusivo em Roraima.
A participação no evento, que iniciou na quinta-feira (21) e encerra neste sábado (23), conta com a presença das psicopedagogas Jane Lira e Ana Lídia Mendanha, além da enfermeira Dionísia, que integram a equipe multidisciplinar do Teamarr no atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Parceiro do projeto, o Departamento Estadual de Turismo de Roraima (Detur) também está representado pelo diretor Bruno Dantas. Juntos, os profissionais apresentaram os objetivos e a metodologia do Turistea, destacando como a iniciativa tem transformado a experiência de inclusão no setor turístico.
O projeto foi exposto durante reunião do Conselho Nacional de Turismo, ocasião em que a equipe divulgou a oferta de uma capacitação on-line sobre turismo inclusivo, aberta a todos os estados do país.
“Diferentes representantes estão procurando o Turistea para entender como o projeto funciona e replicá-lo em suas regiões”, afirmou a psicopedagoga clínica Jane Lira.
Para Jane, o reconhecimento representa um momento único e transformador, já que a iniciativa é pioneira no Brasil. Com isso, Roraima ganha destaque como referência em turismo inclusivo, acessível e humanizado para pessoas atípicas e suas famílias.
“Participar do Salão é um marco para o Teamarr e para o projeto Turistea. Vivenciamos experiências com diferentes estados, trocando conhecimentos e fortalecendo a pauta da inclusão”, acrescentou.
Ela ressaltou ainda que o espaço ampliou a visibilidade do trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa em Roraima, evidenciando que a inclusão é um compromisso que ultrapassa fronteiras.
“Para os profissionais do Turistea, é uma oportunidade de aprendizado sobre turismo responsável e acessível, qualificando práticas. Para as famílias atendidas, significa a certeza de que estamos construindo caminhos para um futuro de acolhimento e respeito às pessoas autistas. O Teamarr reafirma, assim, seu papel de referência nacional, unindo ética, preparo e sensibilidade social”, concluiu.
O Salão do Turismo é um evento nacional imersivo e interativo que busca valorizar os destinos brasileiros e tornar os produtos e serviços turísticos mais acessíveis ao mercado.
O que é o Turistea?
O Turistea é um projeto do Teamarr, unidade vinculada ao Programa de Atendimento Comunitário da ALERR, que tem como objetivo fomentar o turismo inclusivo em Roraima. A iniciativa promove a qualificação de profissionais do setor por meio de oficinas, capacitações e atividades práticas, como passeios nos principais pontos turísticos do estado.