Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou na manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, o início da energização do Linhão Manaus – Boa Vista, parte da iniciativa federal Brasil Conectado e Soberano. A operação marcou o início do processo de conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O evento ocorreu na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília (DF). Na cerimônia, o petista também afirmou, em referência a Donald Trump, que o Brasil é “dono de seu nariz”.

Na cerimônia, Lula também alfinetou Trump ao ser lembrado de que os Estados Unidos não têm um sistema energético integrado.

“Em vez de o Trump brigar com a gente, ele poderia vir conhecer o nosso sistema interligado”, afirmou. “Se o Trump vier [para a COP30], vamos ter que levar isso aqui para ver e comparar com o painel americano. Para ele saber que nós acreditamos em nós, que nós somos um país soberano e nós somos donos do nosso nariz”.

Roraima

Sobre o estado, o presidente falou:

“Junto com a energia de qualidade, Roraima vai ter internet de qualidade, a chamada banda larga que todo mundo fala, que é uma internet mais rápida. Vai ter em qualquer lugar. Qualquer jovem de Roraima vai ter o mesmo acesso à internet que as pessoas têm em Paris, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro. Estamos orgulhosos de estarmos aqui hoje no ONS para dizer que Roraima está ligado ao restante do Brasil, não existe mais diferença. Essa energia e a internet vão chegar até os indígenas, porque não queremos ninguém fora”, disse Lula.

“Roraima tem uma possibilidade extraordinária de comércio exterior com Suriname, Guiana, Trinidad Tobago e Caribe. Significa que o começo do funcionamento deste linhão vai permitir que Roraima tenha três vezes mais energia do que precisa hoje”, concluiu.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here