O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou na manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, o início da energização do Linhão Manaus – Boa Vista, parte da iniciativa federal Brasil Conectado e Soberano. A operação marcou o início do processo de conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O evento ocorreu na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília (DF). Na cerimônia, o petista também afirmou, em referência a Donald Trump, que o Brasil é “dono de seu nariz”.
Na cerimônia, Lula também alfinetou Trump ao ser lembrado de que os Estados Unidos não têm um sistema energético integrado.
“Em vez de o Trump brigar com a gente, ele poderia vir conhecer o nosso sistema interligado”, afirmou. “Se o Trump vier [para a COP30], vamos ter que levar isso aqui para ver e comparar com o painel americano. Para ele saber que nós acreditamos em nós, que nós somos um país soberano e nós somos donos do nosso nariz”.
Roraima
Sobre o estado, o presidente falou:
“Junto com a energia de qualidade, Roraima vai ter internet de qualidade, a chamada banda larga que todo mundo fala, que é uma internet mais rápida. Vai ter em qualquer lugar. Qualquer jovem de Roraima vai ter o mesmo acesso à internet que as pessoas têm em Paris, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro. Estamos orgulhosos de estarmos aqui hoje no ONS para dizer que Roraima está ligado ao restante do Brasil, não existe mais diferença. Essa energia e a internet vão chegar até os indígenas, porque não queremos ninguém fora”, disse Lula.
“Roraima tem uma possibilidade extraordinária de comércio exterior com Suriname, Guiana, Trinidad Tobago e Caribe. Significa que o começo do funcionamento deste linhão vai permitir que Roraima tenha três vezes mais energia do que precisa hoje”, concluiu.