A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), usou as redes sociais para levantar um ponto crucial e alarmante, constado pelo Anuário da Educação 2025, divulgado esta semana pelo Roraima 1. O índice destacou o fechamento de escolas em Roraima. Entre 2019 e 2025, quase 200 unidades de ensino foram encerradas pelo governo de Roraima, além de outros absurdos, a exemplo do fato de apenas 3,3% dos alunos da rede pública estadual de ensino terem domínio sobre disciplinas básicas como português e matemática.
“Não é à toa que a Educação em Roraima está entre as 3 piores do Brasil. O governo sucateou o nosso ensino, com escolas de lona que alagam nas chuvas e viram um forno no calor”, iniciou Teresa sobre o assunto.
“Além disso, nenhuma escola estadual foi construída nos últimos sete anos. E pra piorar, hoje nós temos 194 escolas a menos do que tínhamos em 2019. Chega! Roraima precisa de alguém que trate a Educação como prioridade”, continuou.
O levantamento também avaliou a infraestrutura das escolas. Entre as unidades de educação básica, 73,8% possuem banheiro, 70,4% têm acesso à água potável, 70,9% contam com salas climatizadas e 78,7% estão ligadas à rede pública de energia. Apenas 20,5% dispõem de rede pública de esgoto.
“Em todas as minhas gestões, nunca fechei nenhuma. Pelo contrário, nos meus últimos mandatos como prefeita, entreguei 40 novas escolas e reformei 53. Roraima precisa de alguém que trate a Educação como prioridade”, finalizou Teresa Surita.