Sendo a gastronomia uma das principais expressões culturais de um povo, a Prefeitura de Boa Vista promoveu neste sábado, 20, uma aula-show especial com o premiado chef Felipe Bronze, voltada para chefs, empresários e apaixonados pela culinária na cozinha do restaurante Sesc Centro. O evento gratuito reuniu mais de 180 pessoas em uma experiência marcada por aromas e sabores, especialmente do Norte do país.
Felipe Bronze, dono de restaurantes reconhecidos nacionalmente e tendo duas estrelas no Guia Michelin, preparou um tambaqui utilizando ingredientes regionais, como o tucupi preto, destacando e valorizando a culinária local. Para o chef, participar do Mormaço Cultural em Roraima é uma experiência única. Vindo do Sudeste, ele uniu seus conhecimentos à gastronomia roraimense e compartilhar vivências do dia a dia da cozinha.
“Eu só posso me considerar afortunado e honrado com o convite da Prefeitura de Boa Vista. A cozinha é a maior e mais simples tradução cultural de um povo. A gastronomia daqui é riquíssima, pois carrega o beijo da Amazônia. Conheci muitos ingredientes que são comuns aqui por meio da profissão, mas que são raros no Sudeste. Agradeço muito a oportunidade de estar aqui e, com certeza, quero voltar mais vezes”, enfatizou o chef.
Valorização da culinária regional
Cristiane Carvalho, empreendedora e beneficiária da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV), estava muito ansiosa para o evento. “É um sonho participar desse evento promovido pela Prefeitura de Boa Vista. Cheguei bem adiantada para poder aproveitar e entender bem a explicação do Felipe. É muito importante que a gente tenha essa valorização culinária em eventos como o Mormaço Cultural”, disse Cristiane.
Desde a primeira edição do Mormaço, Deisiane Passos participa de rodas de conversas e palestras com outros convidados culinários. Dona de um restaurante da cidade, ela destacou a relevância da aula-show para os apaixonados pela culinária que moram em Boa Vista.
“A Prefeitura impulsionou esse movimento e ainda trouxe o Felipe Bronze, com estrela Michelin, o que só valoriza nossa culinária e pode impulsionar turismo e a gastronomia. O Mormaço também incentiva o uso de ingredientes regionais, com pratos autênticos e cheios de sabor. É uma explosão de sabores totalmente autênticos e a nossa cozinha só cresce”, disse a empreendedora.
Homenagens
Durante a programação dessa manhã, alguns chefs de Boa Vista foram homenageados. Entre eles, Kalu Brasil, importante nome da culinária regional com mais de 40 anos de experiência. Ela agradeceu o reconhecimento, ressaltando a importância de iniciativas que enfatizem a gastronomia amazônica.
“Eu realmente estou muito feliz, porque sinto que meu trabalho foi valorizado. Não foi em vão o tempo que me dediquei à culinária. Já são 40 anos nessa área, e ser homenageada hoje é muito importante para mim, porque tenho certeza de que estou deixando um grande legado para o povo de Roraima. Muitas pessoas que chegam trazem a gastronomia de seus estados e não conhecem a nossa e eu estou deixando esse conhecimento para ser compartilhado”.
O chef Felipe Bronze ainda foi presenteado por Kalu Brasil com um exemplar de seu livro “Kalu Brasil: Da aldeia para o mundo” e pelo chef Chico Roberto, proprietário do restaurante Quinta da Damorida, com a tradicional paçoca roraimense.
A programação continua!
Felipe Bronze estará presente na programação à noite, conhecendo mais da culinária local na Feira Gastronômica. Além disso, confira o que ainda temos pela frente:
Sábado (20/09)
Palco Lua
- 18h às 19h30 – Maneva
- 19h30 às 20h – Climatizando
- 20h às 21h15 – Iza
- 21h15 às 21h45 – Climatizando
- 21h45 às 22h35 – Leka Denz
- 22h35 às 23h – Climatizando
- 23h às 23h50 – Márcio Alexandre
- 23h50 às 00h15 – Climatizando
- 00h15 às 01h – Alef Mendes
- 01h às 01h30 – Climatizando
- 01h30 às 02h30 – Vitor Kley
Palco Sol
- 18h às 18h40 – Arrow
- 18h40 às 19h – Ousadia na Pegada
- 19h às 19h50 – Melo
- 19h50 às 20h10 – Ousadia na Pegada
- 20h10 às 21h – Neto Andrade
- 21h às 21h30 – Ousadia na Pegada
- 21h30 às 23h – Raça Negra
- 23h às 23h30 – Ousadia na Pegada
- 23h30 às 01h – Capital Inicial
- 01h às 01h30 – Ousadia na Pegad
- 01h30 às 02h20 – Fahrenheits