O presidente da Confederação Brasilera de Futebol (CBF), Samir Xaud, foi homenageado com seis comendas na manhã desta terça-feira (8) na Câmara Municipal de Boa Vista em reconhecimento aos seus serviços à medicina e ao futebol em Roraima. A solenidade contou com a presença de vereadores e do prefeito Arthur Henrique (MDB).
As honrarias foram aprovadas pelos parlamentares e entregues durante sessão solene. São elas:
- Mérito e Diploma de Gratidão da Cidade de Boa Vista
- Mérito Profissional Médico
- Medalha Legislativa Profissional Médico
- Título e Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco
- Medalha de Honra ao Mérito Esportivo Municipal
- Medalha de Honra ao Mérito Desportivo “Ribeirão”
Em seu discurso, Xaud agradeceu as homenagens e falou sobre os obstáculos enfrentados para chegar ao cargo, incluindo ataques xenofóbicos. “Não foi por acaso chegar onde cheguei, não caí de paraquedas. Foquei no meu trabalho e nos meus objetivos no esporte, sabia que enfrentaria uma batalha difícil, mas Deus me guiou e colocou as pessoas certas ao meu lado”, afirmou.
O presidente da CBF destacou ainda o avanço na implantação de centros de desenvolvimento do futebol em estados do Norte, como Rondônia, Tocantins e Amapá, projetos que estavam parados há mais de uma década.
“Em menos de 40 dias, provei que é possível fazer uma gestão diferente e entregar um trabalho digno para toda a sociedade brasileira”, disse, adiantando que o centro de desenvolvimento em Roraima será inaugurado em 2026.
Outras homenagens
Além da homenagem na Câmara, a agenda do dirigente segue intensa no estado. Pela manhã, às 10h, ele receberá da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) três das principais honrarias do Legislativo: as medalhas Grande Mérito e Mérito Especial da Ordem do Mérito Legislativo, além da Comenda Orgulho de Roraima.
À tarde, às 16h, a Academia Roraimense de Letras (ARL) entregará a Xaud uma moção de aplausos, em reconhecimento à conquista de um dos cargos mais relevantes do esporte nacional. Em seguida, às 17h, ele concederá entrevista coletiva na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF), onde também deve se reunir com dirigentes dos clubes locais.