Foto: Instagram/Federação Roraimense

O roraimense Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito neste domingo (25) o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele assume o cargo no lugar de Ednaldo Pereira, afastado por decisão do desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Candidato único, Xaud recebeu 103 votos dos 141 possíveis, sendo eleito por aclamação. O novo mandato terá duração até 2029. Durante a cerimônia, representantes de 20 clubes e de 26 federações compareceram à sede da CBF. A Federação Paulista de Futebol foi a única ausente.

No discurso de posse, Xaud anunciou medidas que pretende implementar. Entre elas, a limitação dos campeonatos estaduais a 11 datas e o compromisso de combater o racismo nos estádios. Ele também afirmou que quer encerrar a polêmica envolvendo o uso da camisa vermelha pela Seleção Brasileira.

Em entrevista ao portal Metrópoles, Xaud destacou a necessidade de garantir tranquilidade ao técnico da Seleção, o italiano Carlo Ancelotti. “A gente já tem feito contatos prévios nos bastidores para dar segurança a ele, segurança jurídica. A gente precisa dar autonomia a ele, deixar trabalhar sem interferências externas”, disse.

Médico com especialização em infectologia e medicina esportiva, Samir Xaud nasceu em Boa Vista, capital de Roraima. Ele é também empresário e dono de um centro de treinamento focado em saúde, fitness e bem-estar.

Xaud ocupava a presidência da Federação Roraimense de Futebol (FRF), mas precisará renunciar ao cargo para assumir o comando da CBF, já que não é permitido acumular as duas funções.

A eleição de Samir Xaud para a presidência da CBF marca um momento histórico para o futebol do Norte do país, que pela primeira vez terá um representante à frente da principal entidade do esporte nacional.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here