A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promove nos dias 22 e 23 de abril a conferência “Davi Kopenawa: palavras de um xamã Yanomami”. O evento acontecerá nos Auditórios Eulálio Chaves, setor sul do campus, e Rio Solimões, no setor norte.
A conferência com a presença do próprio xamã é uma ação acadêmica inédita na Ufam. Além dessa atividade, Kopenawa participará ainda da Banca Examinadora de defesa de dissertação de três alunos Yanomami. O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Quem é Davi Kopenawa
Davi Kopenawa é conhecido por sua longa luta em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Ele foi fundamental na demarcação da Terra Indígena Yanomami, e participou da escrita do livro “A Queda do Céu”, que relata dobre os impactos do contato dos povos indígenas com o “povo da mercadoria”.
Kopenawa possui o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Atualmente ele é presidente da Hutukara Associação Yanomami, considerada a mais representativa da Terra Indígena Yanomami, há mais de 20 anos.
Programação
Dia 22.04 – Terça-feira
Local: Auditório Eulálio Chaves – setor Sul
14h – Apresentação Garantido
14h20 – Apresentação Caprichoso
14h40 – Apresentação Ciranda Tradicional
15h – Abertura/mesa de solenidade
15h15 – Fala de Davi Kopenawa
17h – Coletiva de imprensa (sugestão)
17h30 – Encerramento
Defesas de dissertações
Dia 23.04 – Quarta-feira
Local: Auditório Solimões – UFAM/Setor Norte
10h – ODORICO XAMATARI HAYATA YANOMAMI
12h/13h – Intervalo/almoço
14h – EDINHO YANOMAMI YARIMINA XAMATARI
16h – MODESTO YANOMAMI XAMATARI AMAROKO