Roraima deve continuar com trajetória positiva na economia apresentando crescimento acima da média nacional para os próximos dois anos. A projeção foi feita no estudo “Cenário Regional” do mês de julho, elaborado pela equipe econômica do Banco Santander. Os dados apontam que Roraima será o Estado com o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2024.
As estimativas apontam um crescimento do PIB no estado de 4,3% e 4% em 2024 e 2025 respectivamente. O desempenho é superior ao esperado pelo banco para o Brasil, que prevê alta de 2% para o PIB nacional em 2024 e 1,8% para 2025. O estudo apresenta estimativas da instituição por estados e regiões do país para o horizonte de 2022 a 2025 com recortes mais atualizados, já que os últimos dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para as economias estaduais foram publicados em 2021.
Conforme estudo da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) via Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Sociais (CGEES), o cenário é um reflexo dos impulsos do agronegócio, que em 2022 e 2023, diminuiu as atividades nas outras regiões do Brasil, mas que se mantém aquecido pelos investimentos na nova fronteira agrícola do Brasil. O levantamento do Santander prevê crescimento de 3,5% do setor em Roraima em 2024 e de 5% para 2025.
O estudo aponta ainda uma aceleração no varejo em Roraima e outros Estados do Norte, como Amapá e Tocantins. Para Roraima, a previsão é que este setor, em específico, a estimativa de crescimento seja de 4,5% em 2024 e 4% em 2025 – bem acima da média nacional para 2024 (2,5%) e 2025 (1,9%). De acordo com Martinez, o aumento do número de postos de trabalho no setor e o consequente aumento da renda reforçam o otimismo.
O estudo destaca ainda o crescimento da massa salarial efetiva em Roraima, que é a soma das remunerações recebidas pelo conjunto de assalariados. A taxa de crescimento é de 15,4% nos últimos 4 trimestres. Além disso, as projeções do setor de varejo no Estado de Roraima se destacam em relação aos demais estados da região Norte, mostrando potencial de crescimento nas vendas ampliadas do setor.