Foto: Agência Brasil

A fila de 1,6 milhão de brasileiros à espera para ganhar o benefício do Bolsa Família não está distribuída igualmente pelo país.  É natural, entretanto, que os lugares com maior população tenham extensa lista de espera. Para avaliar a situação proporcionalmente, é necessário comparar o número de brasileiros que aguardam entrar no programa com a quantidade de beneficiários no local.

Nesse critério, Roraima tem a segunda maior fila de pessoa inscritas entre todos os estados do país. São 45,1 mil roraimenses recebendo o benefício e 9 mil aguardando a ajuda financeira

o DF é o campeão – com fila de 26,8% do total de pessoas inscritas no programa na unidade da Federação.

Roraima só é superado pelo Distrito Federal – com fila de 26,8%. Completa o pódio o estado de São Paulo, com lista de espera de 20,2%. Na outra ponta, Maranhão (6,9%), Paraíba (7,6%) e Piauí (8%).

O governo publicou no fim de março a Medida Provisória nº 929, que abriu crédito extraordinário de R$ 3 bilhões para tentar salvar o país da crise do novo coronavírus. Esse dinheiro vai acrescentar cerca de 1,2 milhão de pessoas ao programa, mas isso não será suficiente para zerar a fila. Quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu o comando da República, em janeiro de 2019, não havia ninguém esperando para receber o benefício.

Desde 2015 não era tão grande

A fila do programa Bolsa Família atingiu o quarto maior valor da série histórica dos últimos seis anos. Em fevereiro de 2020, semanas antes de a pandemia do novo coronavírus chegar ao país, 1,6 milhão de pessoas estavam habilitadas para receber o benefício, mas esperavam a aprovação do governo federal. As informações foram obtidas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do portalMetrópoles, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A lista de espera só foi maior em um outro momento da série histórica (janeiro de 2014 e fevereiro de 2020): durante a crise em 2015, que culminaria com o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Em maio daquele ano, a fila atingiu seu pico de 1,9 milhão de pessoas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here