O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em todo o estado de Roraima na madrugada desta quinta-feira (4), após o desligamento das linhas de transmissão que conectam o estado à Venezuela, além de usinas responsáveis pela geração local.
De acordo com a Roraima Energia, concessionária que atende cerca de 213 mil unidades consumidoras, a interrupção ocorreu às 4h54. A energia começou a ser restabelecida de forma gradual e, segundo a empresa, a recomposição total da carga foi concluída às 6h32.
A causa do desligamento ainda está sob análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que acompanha o caso junto aos agentes responsáveis.
Em nota, a Roraima Energia informou que segue monitorando a situação. Este é o segundo apagão registrado no estado em 2025. Este ocorreu após a retomada do fornecimento de energia elétrica a partir da Usina Hidrelétrica de Guri, na Venezuela, por meio da linha de transmissão conhecida como Linhão de Guri.
Dados do ONS apontam que, entre 14 de fevereiro e 31 de maio deste ano, foram registrados 52 desligamentos na linha que conecta a hidrelétrica ao estado, sendo dez apenas no mês de maio.
Roraima é o único estado brasileiro que ainda não está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende de uma combinação de energia importada da Venezuela e geração térmica local.