Presidente da CBF, Samir Xaud. Foto: Rafael Ribeiro/ CBF.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) alterações no calendário nacional de competições para o período de 2026 a 2029, incluindo a ampliação do número de participantes da Copa do Brasil. Com isso, o estado de Roraima passará a contar com três representantes na edição de 2026, contra duas vagas atualmente destinadas ao campeão e ao vice do Campeonato Roraimense. A terceira vaga ainda será definida.

“O processo de elaboração do novo calendário foi amplamente debatido. A CBF ouviu clubes, federações, representantes do mercado, e contou com a colaboração de diversas áreas internas. Aqui, quero especialmente fazer um agradecimento às federações, pela compreensão e parceria. Foi um trabalho coletivo, técnico e transparente. 2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.

A competição nacional aumentará de 92 para 126 clubes, com os times de Roraima entrando na primeira fase, prevista para começar em 18 de fevereiro. As quatro primeiras fases serão disputadas em jogo único, enquanto da quinta fase até a semifinal os confrontos ocorrerão em ida e volta. Os clubes da Série A ingressarão apenas na quinta fase. Paralelamente, a CBF reformulou a Copa Verde, que será dividida em Copa Norte e Copa Centro-Oeste, com os campeões dessas competições decidindo a final da Copa Verde em partida única.

Essas mudanças ampliam as oportunidades para clubes das regiões Norte e Centro-Oeste, fortalecendo o futebol local e regional. Para Roraima, a ampliação das vagas pode impulsionar investimentos e o desenvolvimento esportivo no estado, além de modificar a dinâmica das competições nacionais nos próximos anos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here