Nesta quinta-feira, 6, começa o ano letivo 2025 para 18.595 estudantes em 63 escolas localizadas nas áreas urbanas e rurais dos 14 municípios do interior do Estado. Todas as unidades de ensino estão abastecidas com produtos para alimentação escolar e com o serviço de transporte escolar regular.
Desde o início da semana, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está contratando e lotando 450 professores aprovados no último processo seletivo simplificado e que foram convocados para suprir as necessidades das escolas do interior, para iniciar as aulas com o quadro de docentes completo.
O secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed, Marcelo Freitas, reforçou o empenho da secretaria para iniciar o ano letivo 2025 com todas as demandas das escolas atendidas.
“Estamos iniciando as aulas nesta quinta-feira, com professores lotados e com os serviços de merenda e transporte escolar sendo ofertados, proporcionando assim as condições essenciais para a efetiva aprendizagem dos estudantes. Estamos ainda com algumas escolas em reforma ou revitalizações e precisamos fazer algumas adaptações, mas a recuperação dos espaços educacionais também é uma questão importante para o processo de ensino”, disse o secretário.
Escola localizada em Projeto de Assentamento iniciará aulas em fevereiro
Uma das escolas que se encontram em processo de revitalização, é a Escola Estadual Albino Tavares, localizada no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona rural de Boa Vista.
A estrutura da unidade de ensino está necessitando de reparos e para garantir um ambiente mais adequado e seguro para alunos, professores e toda a comunidade escolar, as aulas nesta unidade de ensino vão iniciar na segunda quinzena de fevereiro, após a conclusão da primeira etapa dos serviços de revitalização.
Para que os estudantes não sejam prejudicados, será elaborado um novo calendário escolar com a previsão de reposição dos dias letivos. A data do início das aulas bem como o calendário serão divulgados posteriormente para a comunidade escolar.
Em Boa Vista, Colégio Militarizado Elza Breves terá calendário diferenciado
Em Boa Vista, o ano letivo também já começou. Na capital, são 57 escolas estaduais que juntas atendem 52.412 estudantes. Porém, uma delas também terá um calendário escolar diferenciado. É o Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho, localizada no bairro Laura Moreira, que passa por reforma.
Enquanto as obras não são finalizadas, a Seed está providenciando a locação de um imóvel no bairro Santa Luzia para a transferência dos estudantes. As tratativas estão em fase final, e a Seed aguarda a regularização da propriedade onde o imóvel está localizado para fins de assinatura de contrato, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Formalizado o contrato, o imóvel será mobiliado e as aulas presenciais vão iniciar. Assim que a data for definida, será amplamente divulgada para a comunidade escolar. Também já está em elaboração pela Seed um calendário de reposição de aulas, com o cumprimento dos 200 dias letivos, a fim de não prejudicar os estudantes.
Ano letivo nas comunidades indígenas também já começou
Nas escolas localizadas em comunidades indígenas as aulas também já iniciaram. De acordo com o Censo Escolar, em Roraima são 251 escolas indígenas e 18.820 estudantes matriculados.
O Governo de Roraima também disponibiliza transporte e merenda escolar para atender a educação escolar indígena, incluindo escolas localizadas em áreas de difícil acesso como a Terra Indígena Yanomami. Desde a semana passada a Seed também realiza as contratações e lotações de 905 professores e 45 cuidadores para atender as instituições de ensino indígenas. Os profissionais contratados foram aprovados em processo seletivo simplificado realizado recentemente pela Secretaria.