Foto: ascom/SEED

Nesta quinta-feira, 6, começa o ano letivo 2025 para 18.595 estudantes em 63 escolas localizadas nas áreas urbanas e rurais dos 14 municípios do interior do Estado. Todas as unidades de ensino estão abastecidas com produtos para alimentação escolar e com o serviço de transporte escolar regular.

Desde o início da semana, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está contratando e lotando 450 professores aprovados no último processo seletivo simplificado e que foram convocados para suprir as necessidades das escolas do interior, para iniciar as aulas com o quadro de docentes completo.

O secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed, Marcelo Freitas, reforçou o empenho da secretaria para iniciar o ano letivo 2025 com todas as demandas das escolas atendidas.

“Estamos iniciando as aulas nesta quinta-feira, com professores lotados e com os serviços de merenda e transporte escolar sendo ofertados, proporcionando assim as condições essenciais para a efetiva aprendizagem dos estudantes. Estamos ainda com algumas escolas em reforma ou revitalizações e precisamos fazer algumas adaptações, mas a recuperação dos espaços educacionais também é uma questão importante para o processo de ensino”, disse o secretário.

Escola localizada em Projeto de Assentamento iniciará aulas em fevereiro

Uma das escolas que se encontram em processo de revitalização, é a Escola Estadual Albino Tavares, localizada no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona rural de Boa Vista.

A estrutura da unidade de ensino está necessitando de reparos e para garantir um ambiente mais adequado e seguro para alunos, professores e toda a comunidade escolar, as aulas nesta unidade de ensino vão iniciar na segunda quinzena de fevereiro, após a conclusão da primeira etapa dos serviços de revitalização.

Para que os estudantes não sejam prejudicados, será elaborado um novo calendário escolar com a previsão de reposição dos dias letivos.  A data do início das aulas bem como o calendário serão divulgados posteriormente para a comunidade escolar.

Em Boa Vista, Colégio Militarizado Elza Breves terá calendário diferenciado

Em Boa Vista, o ano letivo também já começou. Na capital, são 57 escolas estaduais que juntas atendem 52.412 estudantes. Porém, uma delas também terá um calendário escolar diferenciado. É o Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho, localizada no bairro Laura Moreira, que passa por reforma.

Enquanto as obras não são finalizadas, a Seed está providenciando a locação de um imóvel no bairro Santa Luzia para a transferência dos estudantes. As tratativas estão em fase final, e a Seed aguarda a regularização da propriedade onde o imóvel está localizado para fins de assinatura de contrato, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Formalizado o contrato, o imóvel será mobiliado e as aulas presenciais vão iniciar. Assim que a data for definida, será amplamente divulgada para a comunidade escolar. Também já está em elaboração pela Seed um calendário de reposição de aulas, com o cumprimento dos 200 dias letivos, a fim de não prejudicar os estudantes.

Ano letivo nas comunidades indígenas também já começou

Nas escolas localizadas em comunidades indígenas as aulas também já iniciaram. De acordo com o Censo Escolar, em Roraima são 251 escolas indígenas e 18.820 estudantes matriculados.

O Governo de Roraima também disponibiliza transporte e merenda escolar para atender a educação escolar indígena, incluindo escolas localizadas em áreas de difícil acesso como a Terra Indígena Yanomami. Desde a semana passada a Seed também realiza as contratações e lotações de 905 professores e 45 cuidadores para atender as instituições de ensino indígenas. Os profissionais contratados foram aprovados em processo seletivo simplificado realizado recentemente pela Secretaria.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here