Para celebrar a chegada de 2020, o Governo de Roraima por meio da Secretaria de Cultura realizou um lindo espetáculo com queima de fogos no Parque Anauá. A novidade deste ano foi a mistura da queima de fogos com música, o que atraiu mais de 60 mil visitantes eufóricos pela apresentação durante a passagem do ano. A estimativa de público foi feita pela PMRR (Polícia Militar de Roraima). O investimento foi R$ 400 mil, resultante de uma parceria pública- privada.
Aproximadamente meia tonelada de fogos foi instalada em cinco pontos do Lago dos Americanos, que foi praticamente com as margens lotadas de pessoas que chegaram cedo para garantir o melhor lugar. O clima era de alegria e esperança em dias melhores.
A contagem regressiva foi feita pelo governador Antonio Denarium, que desejou um ano de 2020 de alegria e conquistas para a população de Roraima. “Este foi o nosso primeiro ano de gestão de governo e avançamos em muitas frentes de trabalho, seja na infraestrutura, seja no agronegócio”, ressaltou.
Os oito minutos de queima de fogos foram tomados pela emoção. As pessoas se abraçavam e se felicitavam pela chegada do ano vindouro.
O servidor público, Inocêncio Linhares, ficou encantado com a novidade. “Todos os anos reunimos a família para comemorar o Natal e o Ano novo, e este ano resolvemos assistir a queima de fogos e prestigiar o evento promovido pelo governo. A queima de fogos foi linda, a organização está de parabéns, preparou um espetáculo”, pontuou Linhares.
Ele também aproveitou para falar das expectativas para o novo ano. “2019 foi um ano difícil, mas acredito que 2020 seja cheio de novas e boas, muitas coisas boas irão acontecer para todos com certeza. Vai fluir mais trabalho, mais emprego, espero que em 2020 possa ser gerado muitos empregos para população”.

Festa valorizou artistas locais
O diretor de Promoção Cultural da Secult, Raphael Mendes, destacou a política de valorização da Secult para os artistas locais. “Planejamos uma programação familiar com muito carinho, com sete atrações locais. A queima de fogos foi a grande novidade, que este ano contou com um show piromusical, como é feito nas grandes metrópoles. Mesmo com um tempo menor de show pirotécnico, a queima de fogos foi mais intensa, com mais brilho, a população pôde apreciar melhor a região do lago”, disse.
Além das bandas locais, com muita música boa, a Secult disponibilizou também a tenda literária, um espaço para crianças, com programação bacana, divertida, seleta, para agradar a todos e incentivar a prática da leitura entre as crianças.
Quem compareceu no Réveillon do Anauá, contou com uma estrutura completa, iluminação, ornamentação e com apoio de dois telões, com uma programação que teve início às 19 horas.
A servidora pública Gardênia Oliveira chegou cedo para curtir a festa. Ela começou a se acomodar à beira do Lago dos Americanos para garantir espaço para toda família. “Vim mais cedo com minha família para garantir lugar e prestigiar o evento. Já viemos passar a virada ano no Parque outras vezes, mas este ano foi a primeira vez que trouxemos a ceia. O Parque é uma ótima opção, além de acomodar toda a família, o lugar é fechado e tem segurança, o que nos permite trazer as crianças e idosos”, destacou.

Festa aquece economia
Muitas pessoas também aproveitaram a festa de Réveillon no Parque Anauá para garantir uma renda extra. A população teve mais de 100 opções de barracas com comidas, bebidas e artesanato em geral. A criançada teve um parque de brinquedos infláveis, pula-pula, entre outros.
O vendedor ambulante Francisco Carlos, conhecido como ‘Churros’, há 29 anos vende nos eventos do Governo realizados no Parque Anauá. “As vendas aqui sempre foram boas, todo fim de ano as minhas vendas são lucrativas. O comércio informal agradece esse incentivo do Governo, e com a promoção de eventos no Parque, todo mundo vende bem e isso movimenta a economia na cidade, gerando renda para muitas famílias”, disse.
Mas para a festa acontecer com segurança, o Governo de Roraima elaborou um esquema envolvendo todas as forças de segurança estaduais. Foram 90 agentes de segurança, dentre policiais militares, socorristas do Corpo de Bombeiros Militar e socorristas Civil, além do próprio sistema de segurança do evento, organizado pela Secult, que contou com reforço de 50 homens.
Para mais comodidade no trânsito, o Detran (Departamento de Trânsito de Roraima) organizou o fluxo dos veículos, interno e externamente. “A população em geral que veio para o Parque Anauá teve nosso apoio, tanto na área externa, quanto no perímetro”, disse o agente de Trânsito José Almir Nascimento.

PARCEIROS – Além da iniciativa privada, o Réveillon do Parque Anauá contou com as Secretarias de Infraestrutura (Seinf), de Justiça e Cidadania (Sejuc), do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), da Comunicação Social (Secom), Companhia de Águas e Esgotos (Caer), Cerimonial, Instituto do Destorto, Administração do Parque Anauá, Detran, PMRR, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.