Foto: Operação Catrimani II

Militares do Exército Brasileiro prenderam três homens e uma mulher suspeitos de envolvimento com garimpo ilegal na região de Aracaçá, na Terra Indígena Yanomami. As detenções ocorreram durante a intensificação das ações da Operação Catrimani II na última semana, que busca desarticular estruturas usadas na atividade ilegal.

Os quatro detidos, três brasileiros e um venezuelano, foram retirados da área em um helicóptero H-60L Black Hawk e duas aeronaves C-98 Caravan, da Força Aérea Brasileira.

Eles foram levados até a Base Aérea de Boa Vista e, depois, conduzidos pela Força Nacional de Segurança Pública, com apoio da Polícia do Exército, até a sede da Polícia Federal para os procedimentos legais. Com um dos suspeitos, foram apreendidos 10 gramas de minério e uma balança de precisão.

Operação Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta que reúne órgãos de segurança, agências e as Forças Armadas, sob coordenação da Casa de Governo de Roraima. A iniciativa cumpre a Portaria GM-MD nº 5.831, de 20 de dezembro de 2024, e tem como foco coibir o garimpo ilegal, os crimes ambientais e os ilícitos transfronteiriços na Terra Indígena Yanomami.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here