Município de Uiramutã, no Norte do estado. Foto: DIvulgação/ Prefeitura Municipal.

Quatro dos 15 municípios de Roraima entraram na lista dos “piores do Brasil”, em qualidade de vida. Dois deles encabeçam a lista como o 1° e o 2° piores do país. O levantamento é do Índice de Progresso Social (IPS), e leva em conta fatores como alfabetização, educação, expectativa de vida, natalidade, preservação do meio ambiente, dentre outros.

Em primeiro lugar geral no ranking está a cidade do Uiramutã. Na sequência, está Alto Alegre. Em 10º lugar aparece a cidade de Bonfim, na fronteira com a Guiana. E em 17°, Amajari. Os quatro municípios têm graves problemas de infraestrutura, assistência social, além de políticas públicas estaduais e municipais eficazes que deem conta do atendimento à população.

Para a definição desses índices, são avaliados e quantificados dados e indicadores de desempenho das sociedades com base em marcadores sociais e ambientais. O resultado indica que os níveis de desigualdade social e econômica entre os municípios de Roraima ficaram ainda mais acentuados.

Em nível estadual, a diferença entre Uiramutã e Boa Vista (O pior e melhor desempenho, respectivamente) é de 25 pontos. O IPS da capital é de 62,76, já o do município do interior ficou em 37,63.

O mesmo levantamento mostrou quais são as melhores cidades do Brasil. 13 delas ficam em São Paulo.

Confira o resultado detalhado de cada município no mapa, clicando aqui.

O Índice

Lançado pelo professor Michael Porter (Harvard Business School), o IPS é uma ferramenta utilizada para auxiliar órgãos públicos, empresas e sociedade civil no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e programas voltados ao progresso social.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here