
Cerca de 910 pessoas entraram na Venezuela por meio da fronteira com o Brasil, em Pacaraima, ao norte do Estado, desde a ativação da quarentena coletiva no país vizinho. A informação é do Ministério das Relações Exteriores do país comandado por Nicolás Maduro. Ainda não se sabe como eles atravessaram até a Venezuela, já que a fronteira está fechada desde o dia 18 de março.
Em página pessoal no Twitter, o governador do estado de Bolívar, Justo Noguera, disse que a maioria dos atendidos em Santa Elena de Uairén é do estado de Bolívar, embora também haja famílias inteiras que desejam retornar a cidades como Caracas, Valência, Puerto La Cruz e Maturín.
Ainda de acordo com Noguera, a maioria dessas pessoas voltou ao país após perder o emprego, ser despejada de suas casas ou sofrer com a falta de assistência social e de saúde em cidades como Boa Vista e Manaus. No entanto, também existem venezuelanos que retornam de outras regiões do Brasil e até do Chile.
Os migrantes estão sendo colocados em isolamento em um posto de saúde Santa Elena de Uairén. Cada pessoa é submetida a uma avaliação médica abrangente e são aplicados testes rápidos para detectar se há infecção pelo novo coronavírus.
A Venezuela já contabiliza 204 casos confirmados de coronavírus, de acordo com dados divulgados nessa quinta-feira (16). Nove pessoas já morreram mortes por conta da doença no país vizinho e 111 pacientes conseguiram se recuperar.