No início da madrugada deste domingo, 12, a equipe do Deint (Departamento de Inteligência) da Sesp (Secretaria da Segurança Pública), em ação conjunta com a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) da PMRR (Polícia Militar de Roraima), realizou uma apreensão significativa de combustível clandestino, no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista, durante diligências no âmbito da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras.
Os agentes abordaram um veículo que transportava 40 carotes de 25 litros de óleo diesel, totalizando 1.000 litros. Os ocupantes informaram que estavam a caminho de uma residência nas proximidades. Ao averiguar o local indicado, a equipe localizou mais 138 carotes de 25 litros de diesel, totalizando aproximadamente 3.450 litros adicionais armazenados de forma irregular, configurando crime ambiental e risco à segurança pública, devido ao armazenamento inadequado de material inflamável e perigoso.
Na frente da residência, foi identificado outro veículo contendo carotes vazios e adulterados, utilizados para transporte clandestino de combustível. O proprietário do imóvel admitiu, durante a abordagem, que armazena combustível em sua casa há mais de um mês, tendo anteriormente utilizado um terreno alugado para essa finalidade.
Diante dos fatos, foi solicitado apoio da viatura da Companhia Independente de Policiamento Ambiental, sendo conduzidas à Central de Flagrantes quatro pessoas envolvidas, que poderão responder por crime ambiental, conforme previsto na legislação vigente: transporte e armazenamento de produto ou substância perigosa à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências legais.
Ao todo, foram apreendidos cerca de 4.450 litros de combustível clandestino. O material e os veículos foram encaminhados para os procedimentos legais cabíveis.