Foto: Instagram

O professor Francisco Alves, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), está sendo alvo de ataques virtuais desde que um vídeo de uma apresentação teatral realizada com seus alunos foi compartilhado nas redes sociais pelo deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), na última quarta-feira (21).

A publicação ironiza o ensino nas universidades públicas ao exibir a encenação com a legenda. “Apoie as universidades federais! As universidades:”, sugerindo críticas ao conteúdo artístico apresentado no evento universitário. A postagem já acumula mais de 10 mil comentários, muitos deles com incitação ao ódio, violência e racismo.

“Na verdade, estou passando pela situação ainda, porque a postagem continua lá”, afirmou Francisco em entrevista ao Roraima 1. “Os comentários incitam o ódio, a violência, o racismo”, acrescentou.

O professor registrou um Boletim de Ocorrência e relatou ter passado mal por conta do estresse gerado. “Já fiz um BO, mas estou zonzo com a situação e ontem passei mal de saúde”, disse. 

UFRR divulga nota em defesa do professor

Em nota oficial publicada nesta sexta-feira (23), a Universidade Federal de Roraima manifestou apoio ao professor Francisco Alves e repudiou os ataques virtuais sofridos por ele e seus alunos.

“A Universidade Federal de Roraima (UFRR) manifesta seu total apoio ao Prof. Dr. Francisco Alves, docente do curso de Artes Visuais, diante dos ataques injustificados e distorções recentes envolvendo o trabalho artístico e pedagógico desenvolvido junto ao grupo de teatro universitário.”

O documento, assinado pelo reitor José Geraldo Ticianeli e pelo vice-reitor Silvestre Lopes da Nobrega, reafirma o compromisso da instituição com a liberdade acadêmica, a expressão artística e a autonomia universitária:

“Reafirmamos nosso compromisso com a liberdade acadêmica, a livre expressão artística e a autonomia universitária, princípios fundamentais para a formação crítica, democrática e plural da nossa comunidade acadêmica.”

A universidade também rejeita tentativas de censura ou intimidação e afirma que defender o ensino público é defender o conhecimento, a cultura e o futuro do país.

“A UFRR repudia qualquer tentativa de desinformação, censura ou intimidação contra seus docentes, estudantes e projetos institucionais. Defender a universidade pública é defender o conhecimento, a cultura e o futuro do país.”

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here