O Procon Assembleia realizou nesta quarta-feira (12), Dia dos Namorados, uma ação de conscientização voltada a consumidores e lojistas no Pátio Roraima Shopping, zona Oeste de Boa Vista. A proposta foi orientar os clientes para evitar transtornos em compras, além de esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres nas relações de consumo, especialmente em datas comemorativas.
A professora Vilma Chaves, que foi ao shopping para comprar o presente do namorado, aprovou a iniciativa. Ela já precisou recorrer ao Procon após adquirir uma peça de roupa com defeito e só perceber o problema em casa.
“Solicitei a troca e a loja recusou. Então, fui atrás dos meus direitos e busquei ajuda do Procon por telefone. Fui muito bem atendida e recebi todas as orientações. Quando voltei à loja e disse que tinha acionado o Procon, eles mudaram de postura e aceitaram fazer a troca. É sempre bom termos esse tipo de informação direto com a população”, comentou.
O servidor público Leandro Venutti também recebeu orientações da equipe após realizar a compra do presente para a namorada. Ele já havia sido auxiliado pelo Procon em uma situação de compra online.
“Minha demanda foi resolvida rapidamente e sem burocracia. Acredito que todos nós devemos estar bem-informados sobre os nossos direitos como consumidores. Depois de ler o folheto, vou ficar ainda mais atento a essas orientações”, relatou.
Relações de consumo
A ação não se limitou aos consumidores. Os lojistas também foram orientados, com distribuição de materiais informativos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Essa visita do Procon foi muito proveitosa. As informações são importantes para nós, que lidamos com vendas, e também para os consumidores, para que saiam satisfeitos. Isso evita transtornos futuros para ambos os lados”, destacou a atendente Damaris Aredes.
Ações específicas
Segundo o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, as ações em datas comemorativas reúnem informações específicas sobre compras antecipadas e promoções.
“São dicas sobre jantares, exigência de cumprimento de ofertas, troca de presentes tanto em lojas físicas quanto online, precificação e formas de pagamento. São cuidados que o consumidor deve tomar antes da compra para evitar dores de cabeça”, explicou.
Dicas de ouro para o consumidor apaixonado:
Pagamento com cartão?
Fique atento! O comerciante pode praticar preços diferentes para pagamento no dinheiro, débito ou crédito, mas deve informar isso de forma clara e antecipada. Cobranças surpresas são proibidas!
Produto com defeito?
Você tem direito à troca ou conserto. Para produtos duráveis (como celular, relógio, eletrônicos): até 90 dias para reclamar. Para produtos não duráveis (como chocolates, flores, perfumes): até 30 dias.
Comprou por impulso e se arrependeu?
Se a compra foi feita pela internet, telefone ou catálogo, você tem 7 dias pra desistir, a contar do recebimento.
Troca por gosto? Só se for prometida pela loja!
Se não tiver defeito, a loja não é obrigada a trocar, a menos que tenha prometido no momento da compra.
Cuidado com sites falsos ou clonados e promoções enganosas.
Confira se o endereço começa com https/; desconfie de descontos absurdos. Verifique se o preço anterior era real e se o produto é o mesmo anunciado; procure CNPJ, telefone e canais de atendimento visíveis no site.
Vai reservar jantar
Exija confirmação por escrito. Verifique valores de entrada, taxa de serviço e o que está incluso.
Onde encontrar o Procon Assembleia
O Procon Assembleia realiza atendimentos presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. De forma remota, os atendimentos ocorrem pelo número (95) 98401-9465 ou site: al.rr.leg.br/procon