A Prefeitura de Boa Vista inaugurou, nesta quinta-feira (28), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Jardim – Enfermeiro Bernardo Alem. Esta é a primeira UBS instalada no residencial Vila Jardim e a segunda no bairro Cidade Satélite.
De porte 4, a nova estrutura tem 630 m² de área construída e conta com 26 salas. O funcionamento inicial será com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal, com previsão de mais de 4 mil atendimentos mensais, incluindo consultas de enfermagem, odontológicas e com médico generalista.
A unidade dispõe de consultórios para equipes multiprofissionais, sala para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), farmácia, sala de vacina, curativo, procedimentos, coleta, atendimento para malária e espaço destinado a atividades coletivas.
Até então, os moradores utilizavam os serviços da UBS Aygara Motta Pereira, também no Cidade Satélite.
Expansão da rede de atenção básica
Nas redes sociais, o prefeito Arthur Henrique publicou um vídeo visitando a unidade e destacou a importância das UBSs para a população. “A nossa meta é que 80% dos problemas de saúde sejam resolvidos nas UBSs. A ideia é que as doenças sejam tratadas logo no início para evitar a necessidade de atendimento hospitalar”, afirmou.
Ele ressaltou que a UBS Vila Jardim é a décima unidade construída em sua gestão, sendo que cinco delas foram criadas do zero. Com isso, o número de unidades na capital passou de 34 para 39.
“Já temos quatro unidades em fase final de construção nos bairros Santa Tereza, Caranã, Nova Cidade e Caimbé. Também estamos licitando a construção de outras duas no Asa Branca e no 13 de Setembro, e vamos reformar mais quatro no São Bento, Senador Hélio Campos, Raiar do Sol e Pintolândia”, completou.
Homenagem a Bernardo Alem
O nome da unidade homenageia o enfermeiro Bernardo Alem, natural do Rio de Janeiro e bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele foi um dos pioneiros do Programa de Saúde da Família em Quixadá (CE) e atuou como professor na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e no Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Servidor da Prefeitura de Boa Vista desde 1996, trabalhou em diversas unidades básicas de saúde, além de ter ocupado cargos como superintendente da Secretaria Municipal de Saúde e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima. Bernardo faleceu em fevereiro de 2021, deixando esposa e três filhos.