creches boa vista
Foto: Semuc

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta terça-feira (27), o chamamento de crianças que estão na lista de espera por vagas em creches da rede municipal e da rede conveniada. A ação tem como objetivo preencher vagas remanescentes para o ano letivo de 2026.

Todo o procedimento é realizado exclusivamente pelo sistema Matrícula Online, disponível por aplicativo, site oficial e pela Central Tele Matrícula, no telefone 0800 280 3536, com atendimento diário das 7h às 19h. O chamamento será organizado em três etapas, conforme o perfil das crianças e a disponibilidade de vagas nas unidades.

Na primeira etapa, são atendidas as crianças que já estavam na lista de espera das unidades solicitadas anteriormente. A aprovação das solicitações ocorre no dia 27 de janeiro, com notificação pelo aplicativo. Nos dias 27 e 28, a Central Tele Matrícula entra em contato para reforçar o aviso. A efetivação da matrícula deve ser feita diretamente na escola entre os dias 28 e 30 de janeiro.

A segunda etapa é voltada para crianças que já possuem matrícula ativa, permitindo a solicitação de transferência entre unidades da rede municipal e conveniada. Os pedidos podem ser feitos entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. As transferências devem ser concluídas nas escolas entre os dias 2 e 5 de fevereiro, respeitando o prazo máximo de 72 horas.

Na terceira etapa, o sistema será reaberto para novas solicitações de crianças que permanecem na lista de espera. As vagas disponíveis serão publicadas no Diário Oficial do Município no dia 10 de fevereiro. As solicitações poderão ser feitas nos dias 11 e 12, e a efetivação das matrículas ocorrerá nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro.

Após a aprovação da matrícula ou transferência, os responsáveis têm até 72 horas para comparecer à unidade escolar e concluir o procedimento. O não cumprimento do prazo pode resultar na perda da vaga. A atualização oficial da lista de espera será publicada no Diário Oficial do Município no dia 27 de fevereiro de 2026.

Para a matrícula, é obrigatória a apresentação de documentos da criança e do responsável legal, como certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS, cartão de vacina atualizado e duas fotos 3×4. Também devem ser apresentados, quando houver, cartão do Bolsa Família com NIS e laudo médico para crianças com deficiência, transtornos ou restrições alimentares.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) reforça que todas as etapas do processo são realizadas exclusivamente pelo sistema Matrícula Online, garantindo organização, transparência e agilidade no atendimento à população.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here