A partir desta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Boa Vista dobra o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento noturno, passando de três para seis unidades com funcionamento das 7h à 0h. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para quem não consegue comparecer às UBSs no horário comercial.
As unidades que passam a oferecer o atendimento ampliado são: UBS Lupércio Lima (Pintolândia), UBS Equatorial (Equatorial) e UBS Rômulo Ferreira (São Vicente). Já funcionam com horário estendido as unidades Liberdade, Aygara Motta (Cidade Satélite) e Jan Roman (Airton Rocha).
Saúde mais perto de quem precisa
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, destacou a importância da iniciativa para facilitar o acesso aos serviços básicos de saúde.
“Ampliar o horário de atendimento das unidades básicas é uma estratégia que aproxima os serviços de quem trabalha durante o dia e não consegue ir ao médico. Estamos dobrando o número de unidades com horário estendido, reforçando o nosso compromisso com uma saúde acessível, humanizada e eficiente para toda a população”, afirmou.
O secretário destaca, ainda, que essa ampliação foi planejada também considerando o período sazonal das chuvas, que costuma provocar aumento de casos de síndromes gripais e outras demandas por atendimentos de baixa complexidade. “Com a medida, a prefeitura busca antecipar-se ao aumento da procura e garantir mais agilidade e conforto no atendimento à população”, reforçou.
As unidades com horário estendido oferecem serviços como consultas médicas, enfermagem, aplicação de vacinas, dispensação de medicamentos, coleta de exames laboratoriais, entre outros.