Núbia Lima (PP), prefeita de Amajari. Foto: divulgação

A prefeita de Amajari, Núbia Lima (PP), vetou o projeto de lei que previa a instalação obrigatória de sistemas de vídeo-monitoramento em escolas e creches da rede municipal de ensino. A proposta havia sido apresentada pela vereadora Vastí Santos (PDT) e aprovada por unanimidade pelos oito parlamentares da Câmara Municipal de Amajarí.

Segundo o texto aprovado no Legislativo, os equipamentos deveriam ser instalados em áreas comuns e estratégicas das unidades escolares, como entradas e saídas, corredores, pátios de recreação, refeitórios e áreas externas.

O projeto estabelecia regras para garantir a privacidade da comunidade escolar, proibindo a instalação de câmeras em banheiros, vestiários ou em locais que comprometam a intimidade de estudantes e trabalhadores.

“O STF é firme no sentido de que vereadores podem apresentar projetos que gerem despesas, desde que não criem obrigações administrativas específicas, o que não ocorre neste caso. Mas é triste ver que essa política pública de educação e segurança preventiva foi vetada. Tenho certeza que a sociedade, principalmente os responsáveis pelas crianças são favoráveis a essa iniciativa”, alega a vereadora Vastí.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Amajari informou que o veto foi aplicado porque o projeto invadia competências inerentes ao Executivo.

“A decisão ocorreu porque a proposta criava despesas obrigatórias sem a indicação da fonte de recursos e sem a estimativa de impacto orçamentário-financeiro, requisitos exigidos pela legislação. A gestão municipal reafirma que a segurança é uma prioridade. No entanto, medidas dessa natureza precisam ser planejadas com responsabilidade técnica e financeira”, diz a nota.

Segundo a prefeitura, está em estudo a implantação de um sistema de monitoramento que não deverá se limitar às escolas, podendo contemplar também outras repartições públicas do município de forma gradual.

Com o veto do Executivo, o projeto retorna para nova análise da Câmara Municipal de Amajarí. Os vereadores poderão decidir, em votação no plenário, pela manutenção ou pela derrubada do veto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here